Economia

Intenção de compra cresce 27% para natal de 2025

Published

on

Natal no varejo; vendas de fim de ano; shoppings

De acordo com uma pesquisa da Alqia, a intenção de compras neste Natal cresceu 27% na comparação com o ano passado em shopping centers. Entre as prioridades dos consumidores na hora de escolher onde comprar, o compromisso das marcas com o meio ambiente é fundamental para mais de 41% dos participantes do estudo — quase o dobro dos clientes que priorizam neste ano preço e condições de pagamento (22%).

“O Natal chega trazendo otimismo para o varejo, sinalizando crescimento de vendas, mas também uma maior maturidade do consumidor na hora da compra, ao destacar indicadores sustentáveis como critério de escolha dos presentes”, diz Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.

O ticket médio para presentes é de até R$ 300, com quase 26% dos consumidores buscando gastar em média esse valor. Porém, as faixas mais altas de gasto apresentaram crescimento na comparação a 2023. Enquanto a faixa de R$ 501 a R$ 1 mil cresceu 6%, a de R$ 1.001 a R$ 3 mil saltou quase 13% e 15% mais clientes pretendem investir acima de R$ 3 mil nos presentes de Natal deste ano.

Artigos de moda, beleza e bem-estar são a preferência do público na hora de escolher o presente que gostaria de ganhar neste Natal, sendo citados por quase 41% dos clientes ouvidos. Segue-se, de longe, eletroeletrônicos e produtos de tecnologia, com pouco mais de 14,35%, livros e outros itens culturais, com 13,89%, e eletrodomésticos, casa e decoração, com 10,38%, enquanto artigos esportivos concluem o ranking, com 9,15% de preferência.

Mas quando perguntados o que pretendem dar de presente, os participantes da pesquisa priorizam brinquedos e jogos, com 34% da preferência. Presentes de moda, beleza e bem-estar ficam em 22%.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *