Inovação

Varejo e marcas de consumo aumentarão investimentos em IA em 52% em 2025

Published

on

Ia generativa; inteligência artificial;

Os gastos com inteligência artificial (IA) no varejo e em marcas de consumo devem aumentar 52% fora dos orçamentos tradicionais de TI no próximo ano, de acordo com um estudo global do IBM Institute for Business Value.

O relatório revelou que as empresas planejam alocar, em média, 3,32% de sua receita para IA até 2025, o que equivale a US$ 33,2 milhões anuais para uma empresa com receita de US$ 1 bilhão. Esse investimento está se expandindo além das funções de TI para áreas como atendimento ao cliente, operações da cadeia de suprimentos, recrutamento de talentos e marketing.

O estudo mostrou que 81% dos executivos e 96% de suas equipes já utilizam IA de forma moderada ou significativa. Como parte de seus planos futuros, os executivos esperam aumentar o uso de IA em 82% em áreas como planejamento integrado de negócios até 2025.

Além disso, 31% dos funcionários precisarão adquirir novas habilidades relacionadas à IA no próximo ano, número que deve crescer para 45% nos próximos três anos. As aplicações de IA no atendimento ao cliente, especialmente para respostas personalizadas, devem crescer 236% nos próximos 12 meses, com 55% desses avanços dependendo da colaboração entre humanos e IA.

Crescimento do investimento em plataformas de ecossistemas de IA

O investimento em plataformas de ecossistemas de IA também deve aumentar, com as empresas projetando um crescimento de 52% atualmente para 89% nos próximos três anos. Essas plataformas, que permitem o intercâmbio de dados e modelos de IA, são fundamentais para acelerar a inovação e impulsionar eficiências operacionais.

No entanto, o relatório destaca uma lacuna crítica na governança de IA, com menos de 25% dos executivos implementando plenamente ferramentas de gerenciamento de riscos para desafios como preconceitos, transparência e segurança.

“A IA não é mais apenas uma ferramenta; é uma prioridade estratégica,” disse Dee Waddell, líder global de indústrias de consumo, viagem e transporte da IBM. “As empresas de varejo e marcas de consumo estão em um ponto de inflexão, onde incorporar IA em todas as suas operações pode ajudar a definir não apenas ganhos de produtividade, mas também o futuro da relevância da marca, engajamento e confiança.”

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *