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A essência do relacionamento no Franchising

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B2B2C; relacionamento

Admiração, respeito, transparência, honestidade, inovação. Essas não são apenas palavras bonitas e que devem ser ditas da boca para fora. No Franchising, elas precisam ser observadas, vivenciadas na prática e perseguidas pelo franqueador e pelo franqueado desde o processo de seleção – ou o relacionamento entre as partes não terá sucesso.

Quando alguém deseja investir numa marca, como franqueado, o faz por admirá-la. Ninguém, sem sã consciência, deposita seu dinheiro em uma franquia que ache ruim, fracassada, sem possibilidade de retorno do investimento e lucratividade. Por isso, é necessário que o franqueado admire a marca em que está apostando, bem como acredite no franqueador que a administra.

Depois, respeito, honestidade e transparência devem andar juntos. O franqueador, ao divulgar e disponibilizar sua marca ao mercado, deve ter transparência nos números que divulga, nas intenções de expansão, no perfil do franqueado que procura, nos projetos que têm para sua marca, a longo prazo. Todos esses elementos, juntos, permitirão que seja realizado um processo de seleção mais eficiente, coerente e justo, para ambas as partes. O processo de seleção que elimina candidatos fora do perfil evita conflitos posteriores e é positivo não só para a franqueadora, que foi honesta com o candidato, mas, também, para ele, que não se frustrará adiante, quando sua unidade franqueada não vingar.

Esse respeito para com sua rede e a honestidade com a qual lida com seus parceiros comerciais fazem a empresa sólida e preparada para as crises, as instabilidades econômicas e a concorrência. Sem isso, nenhuma empresa sobrevive. O bom processo de seleção, sem dúvida, é uma parte considerável da essência do relacionamento entre franqueadores e franqueados.

Mas, não é só isso. O Franchising precisa de inovação. E inovar não é apenas investir em tecnologia. Inovar é ter soluções criativas, eficientes e com o menor custo possível para problemas que surgirem no caminho. Falo, aqui, dos problemas mais variados que uma marca pode ter, que vão do fornecimento à comunicação ruim com a rede; da concorrência ao aumento de impostos; da inadimplência ao possível fechamento de unidades franqueadas. Inovar é uma questão de investimento na marca, de recursos financeiros, sim, mas também, de recursos humanos.

A essência do relacionamento, em Franchising, se faz de vários elementos. É preciso cuidar de todos eles, para que os conflitos sejam minimizados e até evitados. Você está preparado?

Imagem: Envato


*Melitha Novoa Prado é advogada especializada em estratégia para varejo e franchising, sócia-fundadora do NPMP – Novoa Prado Maciel Pinheiro Advogados, com 35 anos de atuação junto às maiores e mais renomadas franqueadoras brasileiras.

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