E-commerce
E-commerce impulsiona ascensão global da beleza regional
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De acordo com um relatório da Euromonitor International, produtos como skincare francês, beleza ayurvédica e skincare coreano — antes exclusivos de seus mercados de origem — estão agora a apenas um clique de distância. À medida que a demanda cresce, marcas de beleza regional estão se transformando em negócios multibilionários.
O relatório destacou que, há uma década, encontrar produtos autênticos de K-beauty ou J-beauty exigia viagens ou visitas a lojas especializadas. Hoje, marketplaces globais como a Amazon dominam o setor, com beleza e cuidados pessoais representando 70% das vendas de bens de consumo rápido (FMCG) no e-commerce. Em 2024, a Amazon sozinha respondeu por 38% das vendas online das principais marcas de beleza regional.
A COSRX, uma das principais marcas de beleza coreana, vendeu 72% de seus produtos de e-commerce através da Amazon. As redes sociais têm acelerado ainda mais esse crescimento — a hashtag #Kbeauty conta com mais de 7,7 milhões de postagens no Instagram e 1,4 milhão no TikTok, destacando o poder do conteúdo gerado por usuários para disseminar tendências de beleza.
Marcas asiáticas lideram o mercado global
Marcas de beleza asiáticas, especialmente da Coreia e do Japão, estão prosperando no exterior. Em média, seus mercados domésticos representam apenas 22% de suas vendas no e-commerce. A COSRX é líder nesse movimento, com 93% de suas vendas online provenientes de fora da Coreia do Sul.
Já marcas indianas enfrentam mais desafios, apesar de contarem com uma grande diáspora. A Forest Essentials, por exemplo, registra apenas 28% de suas vendas de e-commerce em mercados internacionais. Por outro lado, marcas africanas estão ganhando força ao direcionar seus produtos para consumidores de pele negra e aproveitar ingredientes exclusivos.
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O papel da tecnologia e o crescimento em mercados emergentes
Além disso, quase metade (47%) dos profissionais de beleza relatam que a IA aumentou o engajamento dos clientes por meio de recomendações personalizadas. Tecnologias como análise de DNA para cuidados com a pele e consultores de beleza baseados em IA prometem personalizar ainda mais as rotinas de beleza.
O relatório também apontou que o e-commerce em mercados emergentes está prestes a crescer. As vendas de beleza e cuidados pessoais na África, América Latina e Oriente Médio atingiram US$ 47 bilhões em 2024 e devem alcançar US$ 75 bilhões até 2028.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo