Economia

Mercado global de brinquedos se mantém estável em 2024

Publicado

on

vendas de brinquedos

De acordo com dados do Retail Tracking Service da Circana, o mercado global de brinquedos ficou estável em 2024. As vendas nos 12 principais mercados globais (G12), que inclui Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, tiveram uma leve retração de 0,6% em comparação a 2023.

Após quatro anos consecutivos de aumento, o preço médio dos brinquedos se manteve estável (-0,2%). Entre as 11 supercategorias monitoradas pela Circana, cinco registraram crescimento: conjuntos de construção (14%), brinquedos exploratórios e outros (+5%), veículos (+3%), pelúcias, jogos e quebra-cabeças (1%).

Os brinquedos licenciados cresceram 8% e passaram a representar 34% do mercado global. Pokémon manteve sua posição como a propriedade de brinquedo mais vendida globalmente, enquanto Barbie, Marvel Universe, Hot Wheels e Star Wars seguiram no topo do ranking. Um dos destaques do ano foi a ascensão da linha LEGO Botanicals, que se tornou a propriedade com maior crescimento e reflete a tendência de brinquedos voltados para adultos, especialmente aqueles que promovem bem-estar e atenção plena.

As vendas de colecionáveis cresceram quase 5%, representando 18% do volume total e 15% do faturamento do setor. Pequenos bonecos colecionáveis da moda, jogos de cartas e pelúcias impulsionaram esse crescimento.

Para Frédérique Tutt, consultora global da indústria de brinquedos da Circana, as vendas em 2024 refletem um forte contraste no comportamento do consumidor. “Enquanto alguns consumidores tomaram decisões muito racionais, comprando em promoções e conforme a necessidade, outros claramente se entregam a brinquedos que fazem bem para alimentar seu fandom ou para dar a si mesmos algum descanso. As vendas de colecionáveis nunca foram tão altas quanto em 2024”, analisa.

“Este ano, esperamos que o mercado global de brinquedos seja impactado positivamente pelas bilheteiras e séries populares em plataformas de streaming, continuando a alimentar o apetite de consumidores jovens e maduros por brinquedos e mercadorias colecionáveis”, completa Tutt. “Esses fatores devem ajudar a compensar as taxas de natalidade em declínio na maioria das regiões e a incerteza econômica que impacta a mentalidade de gastos dos consumidores.”

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *