Inovação
Personalização, estratégias phygital e agentes de IA: os caminhos para o comércio varejista

O evento Retail Connections, promovido pela Adobe, reuniu executivos de grandes empresas do setor varejista para discutir as principais tendências globais e o impacto da tecnologia no mercado. Entre os temas abordados, destacaram-se a personalização no varejo, experiência digital, inteligência artificial generativa no atendimento ao cliente e Retail Media 2.0, modelo de monetização de audiência com precisão e automação.
A proposta do evento foi conectar o mercado às inovações tecnológicas, enfatizando o uso de inteligência artificial e personalização para aprimorar a experiência do consumidor. Camila Miranda, Marketing Leader da Adobe no Brasil, ressaltou a importância do encontro para promover conexões e compartilhar conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas aplicadas ao setor. “Reunir grandes players do mercado fortalece conexões e cria um ambiente de troca de visões, inovações e aprendizado sobre as melhores ferramentas tecnológicas que geram valor real para o varejo”, afirmou a executiva. “Neste evento, por exemplo, trouxemos as principais tendências da NRF para mostrar o impacto da personalização no setor.”
A inteligência artificial foi um dos temas centrais do evento. Olivia Best, Líder Global de Estratégia Digital de Varejo da Adobe em Nova York, destacou que a tecnologia funciona como um “facilitador e orquestrador da jornada do consumidor, ajudando as empresas a personalizar a comunicação e a oferta de produtos”. De acordo com a executiva, empresas nos Estados Unidos e no Brasil enfrentam desafios semelhantes na implementação de soluções escaláveis para personalização em diferentes canais de comunicação.
A integração entre os ambientes físico e digital também foi discutida. Douglas Montalvao, General Manager da Adobe, apontou que os consumidores não diferenciam mais os canais online e offline, exigindo das empresas soluções que tornem a jornada de compra mais fluida e integrada. “As empresas precisam estar preparadas, focando em soluções que melhorem a jornada do cliente e no uso estratégico de dados para aumentar conversões”, explicou.
O uso estratégico de dados e tecnologia foi outro ponto abordado. Pablo Pilon, Head de Produtos da Adobe, afirmou que a empresa foca na produção de conteúdo em escala e na eficiência operacional. Segundo ele, “a incorporação da IA nas interações entre clientes e empresas otimiza a experiência e potencializa resultados”.
Além da IA, outros conceitos apresentados incluíram o Retail Media 2.0, estratégias de phygital e omnicanalidade, destacadas como ferramentas que podem transformar o varejo e gerar vantagem competitiva para as empresas do setor.
Imagem: Divulgação