Inovação
Walmart usa tecnologia geoespacial para expandir entregas a 12 milhões de novos lares

O Walmart implementou uma tecnologia geoespacial para criar um modelo de ciência de dados que divide áreas geográficas em grades hexagonais precisas, com o objetivo de otimizar as zonas de entrega e aumentar a eficiência. Ao redefinir a forma como mapeia suas áreas de entrega, a empresa conseguiu expandir seu alcance para mais 12 milhões de residências nos Estados Unidos, ampliando o acesso dos consumidores a entregas no mesmo dia.
A plataforma de tecnologia geoespacial, desenvolvida com base em software de código aberto e personalizada para o Walmart, utiliza inteligência geoespacial avançada junto com diversas fontes de dados internas e externas. Em vez de se basear em limites tradicionais, como CEPs, a plataforma divide grandes regiões em pequenos hexágonos, cada um contendo dados em tempo real, como disponibilidade de horários, tempo de deslocamento, capacidade da loja, demanda do cliente, entre outros.
Uso de hexágonos facilita expansão de acesso
Como os hexágonos se encaixam perfeitamente entre si, eles podem cobrir uma área inteira sem deixar lacunas. Grades quadradas ou circulares podem gerar ineficiências e deixar áreas menores de fora nas bordas, por isso o formato hexagonal ajuda a garantir que todos os pontos dentro de uma zona de entrega estejam incluídos.
Além disso, a mudança de um método de mapeamento rígido para um modelo mais orientado por dados permite que, por exemplo, uma casa que antes estava logo fora de uma zona de entrega agora receba o mesmo serviço que a do vizinho do outro lado da rua.
Redução de entregas múltiplas de diferentes lojas
A nova tecnologia de mapeamento também permite que os pedidos dos clientes sejam atendidos por múltiplas lojas do Walmart localizadas na área de serviço. Antes, quando uma única loja era responsável pelo envio, se um produto não estivesse disponível naquele local, o cliente podia receber várias entregas em horários diferentes para o mesmo pedido.
Agora, se um item estiver em falta em uma loja, mas disponível em outra próxima, os motoristas do Walmart podem buscar os produtos em ambas as unidades e realizar uma única entrega por pedido.
Assim como outros varejistas, o Walmart vem aprimorando suas capacidades de entrega de várias formas:
-
Em janeiro de 2024, a varejista expandiu sua operação de entregas por drones na região metropolitana de Dallas/Fort Worth;
-
Em outubro de 2024, o Walmart começou a integrar medicamentos prescritos às entregas em seis estados, com planos de ampliar o programa para 49 estados;
-
Em janeiro de 2025, a empresa firmou um acordo com a fornecedora de robótica Symbotic, financiando um programa de desenvolvimento para aprimorar os sistemas de retirada e entrega da rede.
O Walmart também destacou que os dados coletados para essa nova tecnologia de mapeamento são anonimizados e utilizados de acordo com as políticas de privacidade da empresa.
Imagem: Divulgação
Informações: Adam Blair para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo