Economia
Fluxo de visitantes no varejo cresce 1,86% em maio
O fluxo de visitantes no varejo cresceu em maio, segundo o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed). O crescimento foi próximo a 1,86% no movimento de visitantes em lojas físicas em comparação ao mesmo mês do ano anterior. O resultado representa uma recuperação do comércio varejista após dois meses consecutivos de retração, abril (-0,43%) e março (-1,02%), indicando uma retomada gradual da confiança do consumidor.
“A melhora também reflete um ambiente de consumo mais aquecido, além de estratégias promocionais mais assertivas. E fortalece as projeções para junho, mês do Dia dos Namorados, data que tradicionalmente gera forte movimentação no comércio, com destaque para os setores de moda, beleza e serviços”, analisa o CEO da Seed Digital, Sidnei Raulino.
Entre as regiões do Brasil, destaca-se que o Sudeste teve uma recuperação no fluxo de visitantes significativa, com alta de 3,24% em comparação com o mesmo período de 2024, revertendo a forte queda observada no mês anterior (-5,09%). Além disso, a Região Sul surpreendeu positivamente, alcançando crescimento de 7,28% no mês — evidenciando a solidez do varejo local e forte capacidade de recuperação.
Quanto aos tipos de lojas, o varejo de rua apresentou sinais de recuperação em maio, com uma alta de 3,82% no movimento de visitantes, revertendo a queda de -3,99% registrada em abril. Por outro lado, o varejo de shopping centers sofreu uma retração de 2,32% no comparativo anual.
Além do Dia das Mães, outros fatores contribuíram para a recuperação do varejo em maio, como promoções mais agressivas e a melhora nas condições climáticas, com a redução das chuvas.
De acordo com o SEO da Seed Digital, as variações sazonais de temperatura têm um papel cada vez mais estratégico nas operações do varejo. “Muito além de um fator externo, o clima pode ser um verdadeiro motor de vendas, influenciar decisões logísticas, moldar campanhas de marketing e até ditar tendências de consumo. É fundamental que os varejistas estejam atentos a essas dinâmicas climáticas e consigam se antecipar às demandas do mercado, reduzir perdas e criar experiências mais relevantes para seus consumidores”.
Os dados do IICV Seed são baseados em 35 milhões de visitantes/mês em milhares de lojas por todo o Brasil.