Colunistas
Muito além de eventos: as convenções conectam pessoas e propósitos

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a cultura organizacional se consolida como um dos principais ativos de uma empresa. Quando falamos de grandes redes, sejam franquias, varejo ou multinacionais, manter uma cultura forte, coesa e viva é um desafio constante.
É nesse contexto que as convenções corporativas ganham protagonismo. Mais do que eventos, elas são momentos estratégicos de alinhamento, inspiração e reforço dos valores que sustentam a identidade da marca.
Nesses encontros, conseguimos reunir colaboradores, líderes e parceiros para promover conexão genuína e fortalecimento de propósito. Aqui na Fórmula Animal, realizamos mais dos nossos encontros em maio e celebramos também os 15 anos da rede. Recebemos mais de 130 pessoas, de diferentes regiões do país, e reforçamos juntos nossa cultura organizacional e os planos de crescimento sustentável para os próximos anos.
Mais do que comunicar a mensagem da empresa, as convenções proporcionam troca entre os franqueados, fortalecem o senso de pertencimento e criam um ambiente em que todos se sentem parte de algo maior. Quando promovidos com regularidade, esses encontros tornam-se verdadeiros rituais, fundamentais para consolidar e perpetuar a cultura, mesmo diante de mudanças no mercado ou nas equipes.
Sem um esforço contínuo de reforço cultural, qualquer rede corre o risco de perder sua essência e se tornar apenas um conjunto de unidades independentes, sem coesão ou propósito comum.
Sei que realizar uma convenção exige investimento, mas garanto que o retorno é imediato e profundo. Os abraços, os sorrisos, os depoimentos emocionados e as trocas espontâneas fazem com que todos voltem para suas unidades com mais garra. Os resultados são visíveis: maior engajamento, mais alinhamento, melhoria no atendimento e na experiência do cliente, além da redução de conflitos e falhas de comunicação.
Acredito que convenções bem planejadas transformam a cultura em um diferencial competitivo sustentável. Preservar o DNA de uma marca é um desafio constante, e manter o grupo conectado é a chave para o sucesso no longo prazo.
Porque no fim do dia, uma rede é feita de pessoas. E por mais que a tecnologia avance, o contato olho no olho, o abraço e a emoção jamais serão substituídos.
Invista na ideia da convenção. Planeje conforme as necessidades da sua rede. Traga profissionais de fora, promova treinamentos, compartilhe histórias. Esses encontros são verdadeiros sopros de ar fresco no dia a dia, e posso afirmar com segurança: você não vai se arrepender.
Imagem: Envato
(*) Marcelo Piazera é empresário catarinense, Fundador e Co-CEO da Fórmula Animal, a maior rede de farmácias de manipulação veterinária do Brasil. Formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização pelo Franchising College e formação executiva no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.
Com uma trajetória sólida no franchising, Marcelo lidera a rede e tem uma visão prática sobre como conectar inovação à realidade do varejo. Sua atuação é marcada pela experiência em governança e gestão estratégica, promovendo eficiência operacional, fortalecimento da cultura organizacional e geração de valor para toda a rede de franqueados.