Operação
Uniqlo testa loja compacta para atender consumidores ocupados

A Uniqlo está mirando os consumidores urbanos com pouco tempo disponível ao lançar uma loja compacta localizada em Singapura, com apenas um décimo do tamanho de uma unidade tradicional.
A loja conceito, chamada Touchpoint, oferece serviços de click-and-collect (compre online e retire na loja), produtos selecionados e ferramentas digitais para consumidores que transitam entre os canais online e físico.
“Ela foi realmente criada para atender melhor os clientes que vivem e trabalham em Singapura e que, geralmente, têm pouquíssimo tempo disponível”, disse Cecilia Tan, diretora de e-commerce da Uniqlo Singapura, ao portal Retail Asia. “Eles valorizam conveniência, flexibilidade e facilidade na hora da compra.”
Segundo Tan, a loja piloto foi pensada especialmente para profissionais, idosos e famílias, e atende às necessidades de uma nova geração de consumidores híbridos.
“Eles preferem comprar online e offline. Podem estar comprando no caminho para o trabalho e desejam retirar o pedido na loja após o expediente”, explica.
A Touchpoint oferece retirada no mesmo dia para pedidos realizados até o meio-dia. Há também uma opção de retirada no dia seguinte, a partir das 10h da manhã, para pedidos finalizados até as 15h.
A nova unidade apresenta os best-sellers da estação, roupas de trabalho e roupas esportivas. Os funcionários foram treinados para ajudar os clientes a utilizarem o aplicativo da Uniqlo.
Tan ressalta que o click-and-collect não é apenas uma conveniência, mas parte essencial da jornada do consumidor, destacando que a maioria dos clientes em Singapura passa diariamente por shoppings ou estações com unidades da marca.
A Uniqlo também está ampliando serviços físicos para o ambiente digital, incluindo ajustes de roupa e sugestões de tamanho com base em compras anteriores feitas no app.
Embora a expectativa para o conceito Touchpoint seja alta, especialmente em mercados densamente povoados e com alta adoção digital como Singapura, a marca ainda está na fase inicial de testes.
“Se os resultados continuarem positivos, certamente exploraremos mais locais com foco comunitário ou áreas de alto tráfego”, afirma Tan.
A Uniqlo também planeja integrar completamente os canais físico e digital nos próximos três a cinco anos, com o objetivo de oferecer uma experiência verdadeiramente omnichannel. “Estamos em um estágio no qual reconhecemos que o digital, o online e o físico irão coexistir”, conclui Tan.
A importância de um estudo de geomarketing
O sucesso da loja Touchpoint da Uniqlo em Singapura está diretamente ligado à localização estratégica, em um ponto de alto tráfego de pedestres e fácil acesso por transporte público. Para negócios que dependem da conveniência e da agilidade, como o modelo click-and-collect, a escolha correta do ponto comercial é essencial. Por isso, realizar um estudo de geomarketing torna-se essencial. Essa análise permite:
-
Identificar áreas com alto fluxo do público-alvo, como profissionais, idosos ou famílias;
-
Mapear concorrentes diretos e indiretos;
-
Avaliar potencial de consumo da região, cruzando dados de renda, perfil demográfico e hábitos de consumo;
-
Definir estratégias de posicionamento com base nos dados reais de comportamento e movimentação do público.
Negócios inovadores, compactos e orientados à experiência do cliente, como a Uniqlo Touchpoint, só conseguem atingir seu pleno potencial quando estão no lugar certo, com a proposta certa.
A Fast Retailing Co. Ltd., controladora da Uniqlo e de outras marcas como GU, Theory e PLST, registrou um aumento de 19% no lucro líquido (¥233,5 bilhões ou US$ 1,62 bilhão) no primeiro semestre encerrado em fevereiro, segundo dados financeiros divulgados em seu site.
Informações: Retail Asia com tradução livre da Central do Varejo
Imagem: Envato