Comportamento

Cielo recicla 298 toneladas de maquininhas em 3 anos

Publicado

on

Cielo

A Cielo reciclou aproximadamente 298 toneladas de maquininhas de pagamento, baterias e periféricos nos últimos três anos, por meio de iniciativas de logística reversa e reaproveitamento de materiais. O volume reciclado equivale à evitação de 235 toneladas de emissões de CO₂ equivalente, impacto comparável ao plantio de mais de 1.678 árvores em áreas urbanas.

A empresa, presente em 99% do território nacional, atua com gestão estruturada para reintroduzir equipamentos eletrônicos como matéria-prima em outros setores da economia. “A empresa possui uma gestão estruturada e qualificada, que viabiliza a economia circular ao reintroduzir equipamentos eletrônicos como matéria-prima em outros setores da economia. Após a coleta, os dispositivos POS passam por uma análise minuciosa. Os que demandam apenas reparos são encaminhados para o laboratório da Cielo, no centro de distribuição, onde são reformados. Já os equipamentos sem possibilidade de reutilização são enviados à Flextronics, nossa parceira no projeto”, afirma Daniel Poli, Head de Sustentabilidade, Diversidade e Impacto Social da Cielo.

Os equipamentos coletados passam por etapas de pesagem, armazenamento e triagem. Durante a “manufatura reversa”, os dispositivos são desmontados e classificados por tipo, cor e composição. Os plásticos seguem para trituração, derretimento e granulação, podendo ser reutilizados, por exemplo, na fabricação de novas caixas.

“Nosso objetivo agora é ampliar o alcance da iniciativa, incorporando inovações tecnológicas e fortalecendo a parceria com fornecedores e recicladores. Queremos transformar a logística reversa em um diferencial competitivo, capaz de inspirar o setor e gerar valor ambiental, social e econômico em toda a cadeia”, acrescenta Poli.

Outras iniciativas ambientais

A Cielo mantém um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) certificado pela norma ISO 14001:2015, que estabelece padrões para implementação e operação de ações ambientais.

Na gestão de água e efluentes, a sede da companhia conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), permitindo o reaproveitamento da água em sanitários e áreas externas. Em 2024, foram tratados e reutilizados mais de 11,4 mil m³ de água.

Em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE), a empresa neutralizou, em 2024, as emissões dos escopos 1 e 2 com a compra de créditos de carbono verificados por entidades reconhecidas internacionalmente.

A companhia também realizou a campanha #Completaetanol no último trimestre de 2023, que evitou a emissão de 2.392 toneladas de CO₂, o equivalente a retirar 797 carros das ruas por um ano.

Imagem: Divulgação

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *