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Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

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O Walmart firmou uma parceria com a OpenAI para desenvolver um programa personalizado de certificação em inteligência artificial para funcionários das operações e dos escritórios nos Estados Unidos, segundo nota divulgada na quinta-feira (5) por Donna Morris, diretora de Recursos Humanos da empresa.

De acordo com a executiva, o curso de certificação estará disponível em 2026, embora os colaboradores já tenham acesso a algumas formações relacionadas à IA por meio do programa educacional Live Better U. O Walmart afirma que essa iniciativa faz parte de um compromisso de investir quase US$ 1 bilhão em capacitação profissional até 2026.

A aliança entre um dos maiores varejistas do mundo e uma das principais empresas de tecnologia em IA marca um momento importante para o setor.

“O futuro do varejo não será definido apenas pela tecnologia — será definido por pessoas que saibam como usá-la”, afirmou John Furner, presidente e CEO do Walmart U.S., em publicação no LinkedIn. “Ao levar o treinamento em IA diretamente aos nossos colaboradores, vamos capacitá-los a extrair o máximo das tecnologias baseadas em IA — dando a eles as habilidades necessárias para reescrever o manual e moldar o futuro do varejo.”

Provadores virtuais

A novidade se soma a uma série de iniciativas recentes do Walmart relacionadas à inteligência artificial.

Em julho, a empresa apresentou uma estrutura unificada de IA com atuação em toda a companhia, baseada em quatro “superagentes”. Esses agentes (criados para atender diferentes pontos de contato do negócio e reduzir a complexidade para os usuários) incluem: o Sparky, voltado para o consumidor final e lançado em junho; o Marty, direcionado a parceiros como fornecedores, anunciantes e vendedores; um agente para funcionários de loja; e outro voltado aos desenvolvedores de tecnologia da própria empresa.

A nova estrutura foi anunciada em conjunto com a nomeação de Daniel Danker, ex-executivo da Instacart, como vice-presidente executivo de aceleração de IA, produto e design do Walmart.

Até o momento, os impactos financeiros positivos da adoção de IA ainda não se refletiram nos resultados da empresa.

“No que diz respeito à IA, não acho que ela esteja impulsionando nossas vendas ainda”, disse o presidente e CEO global do Walmart, Doug McMillon, em teleconferência de resultados realizada em agosto. “Acho que ainda estamos no começo. Mas estou empolgado com o que temos no nosso roteiro. O que vem pela frente é muito promissor para nós, considerando o quanto nosso sortimento cresceu e as capacidades que temos hoje em tecnologia — e o Daniel vai fazer um ótimo trabalho.”

No segundo trimestre, o Walmart registrou aumento de 4,8% na receita em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 177,4 bilhões. O lucro líquido consolidado subiu 51,8%, para cerca de US$ 7,2 bilhões, e a companhia revisou sua projeção anual para cima. No entanto, novas políticas comerciais globais dos Estados Unidos já começam a gerar efeitos: McMillon afirmou aos analistas que os custos vêm subindo semana após semana, à medida que o Walmart recompõe estoques com base nas novas tarifas.

Imagem: Divulgação
Informações: Dani James para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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