Franchising

Franquias driblam a crise e mantêm planos de crescimento em todo o Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa do Ecossistema Goakira mostra que 100% dos franqueadores planejam expandir, mas enfrentam desafios na seleção de parceiros e na medição de resultados

Publicado

on

Franquias driblam a crise e mantêm planos de crescimento em todo o Brasil, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa revela um forte otimismo e resiliência no mercado de franquias brasileiro: 100% dos franqueadores entrevistados planejam expandir seus negócios nos próximos 12 meses.

Este é um dos principais insights do relatório “Percepção Econômica e Expansão no Mercado de Franquias”, conduzido pelo Ecossistema Goakira, que ouviu diversos franqueadores entre junho e julho deste ano.

O estudo surge para preencher uma lacuna de dados robustos no setor, fornecendo uma análise aprofundada da percepção dos empresários sobre o cenário econômico e suas estratégias de crescimento.

Apesar da confiança unânime na expansão, a percepção sobre o momento econômico atual é dividida. Enquanto 37,5% dos entrevistados classificam o cenário como “Bom” ou “Muito Bom”, uma parcela significativa o vê como “Ruim” (29,2%) ou “Neutro” (27,1%). Os fatores de maior impacto na operação e expansão, segundo os participantes, são a Taxa de Juros (SELIC), o perfil do franqueado e a carga tributária.

O maior desafio para concretizar os planos de crescimento, no entanto, não é a economia, mas sim “encontrar franqueados com o perfil adequado”. Este gargalo central do setor é seguido pela dificuldade com a disponibilidade e custo de pontos comerciais e pelo marketing para geração de leads qualificados.

A intenção unânime de expandir, mesmo com a percepção de um ambiente econômico desafiador, mostra a força e a maturidade do franchising no Brasil”, afirma Patricia Cotti, sócia-diretora do Ecossistema Goakira e colunista da Central do Varejo. “Contudo, o estudo revela uma necessidade urgente de profissionalização na gestão. O sucesso da expansão depende criticamente da capacidade de selecionar os parceiros certos e de medir o retorno sobre os investimentos em marketing.”

Essa necessidade de amadurecimento é evidenciada pela falta de acompanhamento de métricas essenciais.

A pesquisa aponta que 68% dos franqueadores não medem ou não sabem informar seu Custo de Aquisição de Franqueado (CAC), e 72% desconhecem seu Custo por Lead Qualificado (CPL).

Olhando para o futuro, o relatório identificou, através de análise qualitativa, as principais oportunidades para os próximos dois anos:

  • Foco em serviços e novos segmentos: Grande parte dos franqueadores acredita no crescimento contínuo de áreas como alimentação, saúde, bem-estar e serviços.
  • Acesso a crédito e melhora econômica: A expectativa de queda na taxa de juros é vista como uma oportunidade para facilitar o acesso a financiamentos para novos franqueados.
  • Tecnologia, IA e digitalização: A inovação tecnológica é considerada um vetor fundamental para otimizar operações de franquias e criar modelos de negócio mais ágeis.
  • Sustentabilidade e ESG: Há uma percepção crescente de que negócios com compromisso em sustentabilidade e governança se destacarão e atrairão investidores.
  • Modelos de negócio flexíveis e acessíveis: Formatos como microfranquias e modelos home-based são vistos como estratégicos para atrair empreendedores com capital limitado.

Clique abaixo para fazer o download do estudo completo e saiba mais:

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *