E-commerce
Mercado Livre movimenta R$ 381 bilhões em 2024

O Mercado Livre apresentou no evento Mercado Livre Experience o Relatório de Impacto “O Melhor do Brasil”, com dados inéditos sobre o impacto socioeconômico de suas operações no país. O estudo foi elaborado em parceria com a Euromonitor International, a partir de mais de 7.700 entrevistas com PMEs e empreendedores ativos no marketplace e no Mercado Pago, além de informações internas da companhia e entrevistas com agentes da cadeia logística.
De acordo com o relatório, em 2024, 5,8 milhões de negócios utilizaram o ecossistema da empresa no Brasil, movimentando R$ 381 bilhões, valor equivalente a 3,2% do PIB nacional. Para 59% das PMEs da plataforma, as vendas realizadas no Mercado Livre representaram a principal fonte de renda. As empresas parceiras geraram mais de 111 mil empregos no período, o que corresponde a 20 novas vagas criadas por hora.
O levantamento também mostrou que o Mercado Pago, banco digital da companhia, tem se consolidado como ferramenta de crescimento para pequenos negócios. Em 2024, 60,5% das PMEs que adotaram o serviço relataram aumento nas vendas, e atualmente três em cada cinco empresas da plataforma utilizam o Mercado Pago como principal meio de recebimento.
“O relatório evidencia como o Mercado Livre vem cumprindo sua missão de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros, encurtar distâncias e ampliar oportunidades. Mais do que números, os dados refletem histórias reais de transformação vividas por milhões de brasileiros que empreendem e crescem junto com a plataforma. Esse Brasil empreendedor está no coração do nosso ecossistema, gerando desenvolvimento e crescimento. Afinal, o que nos move é isso: entregar todos os dias ‘o melhor do Brasil’, dentro e fora da nossa plataforma”, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Imagem: Divulgação