Operação

Nike elimina cargos de tecnologia e comercial em reestruturação da liderança

Publicado

on

Nike

A Nike anunciou a eliminação dos cargos de diretor de tecnologia e diretor comercial como parte de uma reorganização de sua equipe de liderança sênior. A medida foi comunicada em um memorando enviado aos funcionários na terça-feira pelo CEO Elliott Hill. Com a mudança, a diretora de tecnologia Muge Dogan e o diretor comercial Craig Williams deixarão a empresa. Dogan entrou na Nike em 2023, vinda da Amazon, enquanto Williams atuava na companhia havia seis anos após passagem pela Coca-Cola.

O diretor de cadeia de suprimentos, Venky Alagirisamy, funcionário da Nike há 20 anos, assumirá na segunda-feira o novo cargo de diretor de operações e passará a supervisionar o departamento de tecnologia, além de manter suas responsabilidades atuais. As áreas de vendas globais e Nike Direct passarão a se reportar ao diretor financeiro Matt Friend.

Segundo Hill, em seu esforço mais recente para “remover camadas”, a empresa está eliminando dois cargos de alta liderança e elevando quatro líderes regionais ao time sênior. Angela Dong, responsável pela região da Grande China, passará a se reportar diretamente ao CEO, assim como Carl Grebert (Europa, Oriente Médio e África), Tom Peddie (América do Norte) e Cathy Sparks (Ásia-Pacífico).

“É significativo que nossos presidentes de marca e nossos líderes geográficos estejam sentados juntos na mesma mesa de liderança da Nike, Inc.”, afirmou Hill no memorando. “Com esta equipe de liderança sênior evoluída, estou confiante de que poderemos acelerar os aspectos centrais de nossas ações Win Now. Coletivamente, essas mudanças equivalem a eliminar camadas e posicionar melhor a Nike para continuar a ter impacto da forma como apenas a Nike pode.”

Hill agradeceu Dogan e Williams por suas contribuições e afirmou que as decisões ajudarão a Nike a se manter próxima de seus consumidores. Williams deixará o cargo na sexta-feira, mas continuará como funcionário não executivo em tempo integral até 6 de abril do próximo ano, segundo documento enviado à SEC. Ele será elegível para aposentadoria.

A elevação de Alagirisamy ao comando de operações tem como objetivo integrar a tecnologia a todas as etapas das operações da empresa. A mudança que coloca vendas e Nike Direct sob responsabilidade do diretor financeiro busca alinhar a estratégia corporativa e os investimentos com informações dos canais direto e atacadista.

“Alagirisamy e sua equipe poderão agora olhar de ponta a ponta para garantir que a tecnologia esteja totalmente integrada em como criamos, planejamos, produzimos, entregamos e vendemos nossas inovações”, disse Hill. O executivo passará a receber salário superior a 1 milhão de dólares e terá bônus alvo de 120%.

Hill afirmou que Friend tem experiência nas áreas comercial, estratégica e geográficas, acumulada em 15 anos na empresa. “Ele tem trabalhado de perto comigo por vários anos na gestão de nosso marketplace integrado, e sua compreensão do nosso negócio global será especialmente valiosa agora.”

Desde que Hill assumiu como CEO, há pouco mais de um ano, a Nike realizou outras mudanças no quadro de liderança, incluindo a nomeação de novos responsáveis por marketing esportivo global e pela operação na América do Norte. Em maio, a empresa anunciou outra reestruturação que incluiu a aposentadoria de Heidi O’Neill, após 26 anos, e a nomeação de Amy Montagne como presidente da marca Nike. Também foram criados os cargos de diretora de iniciativas de crescimento e diretor de inovação, design e produto.

Um mês depois, Hill informou uma reorganização das equipes em torno de esportes prioritários, substituindo a estrutura baseada em categorias como masculino, feminino e infantil. À época, um porta-voz afirmou que a equipe de liderança estava completa após diversas mudanças, aposentadorias e novas contratações, mas o anúncio atual acrescenta novas alterações ao grupo executivo.

Outros executivos também deixaram a empresa. Os vice-presidentes de IA e de estúdios virtuais saíram em julho. Em setembro, a Nike confirmou que reduziria menos de 1% de sua força corporativa.

No trimestre mais recente, a Nike registrou crescimento de 1% na receita. Hill afirmou que houve “progresso tangível” nos esforços de recuperação da companhia.

Imagem: Divulgação
Informações: Cara Salpini para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *