E-commerce

Target está entre as primeiras marcas a testar anúncios no ChatGPT

Publicado

on

ChatGPT

A OpenAI iniciou testes com anúncios no mecanismo de respostas do ChatGPT nos Estados Unidos, e a Target, junto com sua divisão de retail media Roundel, está entre as primeiras marcas parceiras a participar.

Após meses de especulações, a OpenAI anunciou formalmente, em janeiro, os planos de oferecer publicidade. O teste está disponível para usuários adultos logados nas modalidades Free e Go do ChatGPT. Assinantes dos planos Plus, Pro, Business, Enterprise e Education não terão anúncios exibidos.

Segundo a OpenAI, os anúncios não influenciarão as respostas fornecidas pelo ChatGPT. A empresa também informou que os anunciantes não terão acesso às conversas, histórico de chats, memórias ou dados pessoais dos usuários, mas apenas a informações agregadas sobre o desempenho dos anúncios, como número de visualizações ou cliques.

De acordo com comunicado da OpenAI, as respostas do ChatGPT continuarão sendo otimizadas com base no que for mais útil à consulta do usuário. Quando um anúncio for incluído, ele será “claramente identificado como patrocinado e visualmente separado da resposta orgânica”.

Em nota, a OpenAI afirmou: “Manter as modalidades Free e Go rápidas e confiáveis exige infraestrutura significativa e investimento contínuo. Os anúncios ajudam a financiar esse trabalho, apoiando um acesso mais amplo à IA por meio de opções gratuitas e de baixo custo com maior qualidade, além de nos permitir continuar aprimorando a inteligência e as capacidades que oferecemos ao longo do tempo. Se você preferir não ver anúncios, pode atualizar para nossos planos Plus ou Pro ou optar por não receber anúncios na modalidade Free em troca de menos mensagens gratuitas por dia.”


Anúncios patrocinados e contextuais da Target e de parceiros da Roundel, além de outras empresas selecionadas, aparecerão ao lado de conversas de compras realizadas no ChatGPT, com base em palavras-chave presentes no prompt do usuário. Por exemplo, ao perguntar “Quais são alguns eletrodomésticos de bancada que tornam as refeições do dia a dia mais práticas?”, o usuário pode visualizar um anúncio de uma fritadeira elétrica de um participante do piloto incorporado à resposta personalizada.

Segundo a Target, o tráfego originado do ChatGPT para suas plataformas cresce, em média, 40% ao mês. A companhia informou que vê o projeto-piloto como parte de sua estratégia de atuar nesse novo ambiente de descoberta online. A empresa também participa de integrações de comércio no ChatGPT e em plataformas de mecanismos de respostas com inteligência artificial do Google.

“Ao trabalhar de perto com parceiros como a Target neste piloto, conseguimos testar de forma cuidadosa novas experiências de anúncios e aprender em conjunto para garantir que os anúncios sejam separados e claramente distintos, relevantes e úteis, mantendo a confiança que as pessoas depositam no ChatGPT”, afirmou Asad Awan, líder de anúncios e monetização da OpenAI, em comunicado.

Durante o teste, o ChatGPT definirá qual anúncio exibir ao relacionar as peças enviadas pelos anunciantes com o tema da conversa, além de considerar chats anteriores e interações passadas com anúncios. Por exemplo, usuários pesquisando receitas podem visualizar anúncios de kits de refeição ou serviços de entrega de supermercado. Caso haja múltiplos anunciantes compatíveis, o sistema priorizará o mais relevante para a conversa em andamento.

Anúncios não serão exibidos em contas nas quais o usuário tenha informado, ou o sistema preveja, que seja menor de 18 anos. Também não serão veiculados anúncios próximos a temas sensíveis ou regulamentados, como saúde, saúde mental ou política. Os usuários poderão gerenciar a experiência publicitária, incluindo dispensar anúncios, enviar feedback, entender por que determinado anúncio está sendo exibido, excluir dados relacionados à publicidade e administrar a personalização dos anúncios.

Leia também: Walmart permitirá compras diretamente pelo ChatGPT

Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *