Marketing
Prioridade ambiental: consumidores optam em favor do meio ambiente
Pesquisa feita pela Ipsos em 33 países mostrou que mais de 70% dos consumidores dão preferências a produtos sustentáveis
Um levantamento realizado pela Ipsos, em nome da ONG Forest Stewardship Council (FSC), revelou que os consumidores estão cada vez mais engajados em compras sustentáveis que priorizam o meio ambiente em vez de preocupações florestais. A pesquisa, que entrevistou 26.800 pessoas em 33 países, mostrou que cerca de 71% dos entrevistados preferem produtos não prejudiciais às plantas e animais, enquanto 63% optam por produtos com embalagens renováveis. Além disso, 59% dos participantes preferem produtos que não contribuam para a crise climática.
Mesmo diante da instabilidade econômica global, questões de saúde e conflitos, a preocupação com o meio ambiente permanece presente entre os consumidores. O estudo apontou que a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre as principais preocupações das pessoas em relação às florestas. No Brasil, a questão do desmatamento é a mais considerada pelos consumidores, seguida pelas mudanças climáticas e a perda de espécies vegetais e animais. Isso demonstra que os impactos do aquecimento global estão se tornando cada vez mais perceptíveis para as pessoas, evidenciados por eventos como inundações na Indonésia e incêndios florestais na Espanha e nos EUA.
Quando se trata de proteger as florestas, os consumidores atuais demonstram maior confiança em sistemas de certificação independentes e confiáveis, bem como em ONGs ambientais. A maioria dos entrevistados mostrou ter confiança alta ou moderada nos selos de certificação como garantia de proteção das florestas. Por outro lado, menos da metade (49%) dos entrevistados revelou pouca ou nenhuma confiança em agências governamentais para preservar as florestas. Isso indica uma preferência por instituições e organizações independentes que possam garantir a sustentabilidade ambiental.
Imagem: Freepik