• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

GPA apresenta prejuízo de R$425 milhões no 2º trimestre de 2023
Advertisement

Economia

Boletim Focus: mercado reduz pela 13ª vez projeção de inflação

Economia

Após queda em junho, frete volta a ficar mais caro em julho

Economia

Retomada do mercado de capitais impulsiona crescimento do setor de consumo na China

Economia

Mercado projeta inflação abaixo de 5% pela primeira vez no ano

Economia

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

Economia

Fluxo de visitantes em lojas físicas cresce 0,2% em julho

Economia

Mercado reduz projeção de inflação pela 11ª vez

Economia

Brasileiros priorizam preço na hora de escolher presentes

Economia

Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bi

Economia

GPA apresenta prejuízo de R$425 milhões no 2º trimestre de 2023

Prejuízo líquido consolidado foi 145% maior do que o correspondente ao mesmo período no ano passado

Publicado

2 anos atrás

on

28 de julho, 2023

Por

Redação

No segundo trimestre, o Grupo GPA registrou um prejuízo líquido atribuído aos controladores de R$425 milhões, uma expansão de 145% em relação ao mesmo período de 2022, segundo informações do Valor Investe. Essa cifra abrange tanto as operações brasileiras quanto as do Grupo Éxito, com sede na Colômbia.

Ao considerar apenas as operações continuadas, o prejuízo líquido consolidado foi de R$330 milhões, representando um aumento anual de 54,6%. Por outro lado, as operações descontinuadas apresentaram um prejuízo de R$96 milhões, revertendo o lucro de R$41 milhões registrado no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro bruto do Grupo GPA alcançou R$1,18 bilhão no segundo trimestre, um crescimento de quase 6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com margem bruta de 24,8%, uma queda de 1,8 ponto percentual na base comparativa.

A receita líquida teve um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$4,7 bilhões, enquanto a receita bruta expandiu 14,7%, chegando a R$5,06 bilhões entre abril e junho. No consolidado do GPA, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 257 milhões, apresentando um recuo de 7,4% em comparação ao mesmo trimestre de 2022, e a margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual, ficando em 5,4%.

O chamado Novo GPA Brasil, que exclui hipermercados, drogarias e postos, teve um crescimento anual de 15% nas vendas, totalizando R$ 5,06 bilhões entre abril e junho, impulsionado pelo desempenho positivo da bandeira Pão de Açúcar, cujas vendas alcançaram R$ 2,3 bilhões no trimestre.

Quanto ao indicador de vendas mesmas lojas consolidado do Novo GPA, houve um aumento de 8,6%, superando o crescimento de 7,5% do primeiro trimestre de 2023 e apresentando melhora pelo quinto trimestre consecutivo, impulsionado principalmente pelas vendas de produtos perecíveis, como frutas, legumes e verduras.

Ao final do trimestre, a dívida líquida consolidada da companhia ficou em R$2,9 bilhões, uma redução significativa em relação aos R$4,5 bilhões registrados no segundo trimestre do ano anterior.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Parceria entre Apex e Shopee leva produtos brasileiros à Ásia

Não perca

Americanas demite 1.404 funcionários e fecha loja no MS

Continue Reading

Você pode gostar

  • t-commerce t-commerce

    T-commerce: entenda nova tendência que une TV e e-commerce

  • Cracker Barrel Cracker Barrel

    Cracker Barrel muda logo e enfrenta reação negativa

  • Miniso Miniso

    Vendas da Miniso sobem 23% no segundo trimestre, mas lucro encolhe

  • H&M H&M

    H&M inaugura primeira loja no Brasil no Shopping Iguatemi em São Paulo

  • WGSN Fashion Summit WGSN Fashion Summit

    WGSN Fashion Summit 2025 discute papel da América Latina na moda global

  • Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação

    Boletim Focus: mercado reduz pela 13ª vez projeção de inflação

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
t-commerce
E-commerce4 horas atrás

T-commerce: entenda nova tendência que une TV e e-commerce

Cracker Barrel
Marketing5 horas atrás

Cracker Barrel muda logo e enfrenta reação negativa

Miniso
Operação6 horas atrás

Vendas da Miniso sobem 23% no segundo trimestre, mas lucro encolhe

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação