• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos

Operação

Abrasel espera aumento de faturamento no Dia dos Pais
Advertisement

Operação

Cade aprova fusão entre Marfrig e BRF

Colunistas Operação

As 10 áreas de compliance essenciais para o varejo

Comportamento Operação

O verdadeiro legado de uma empresa é o que ela devolve à sociedade

Operação

Setembro Amarelo reforça a importância do propósito nas empresas

E-commerce Operação

Fim da isenção de minimis: o impacto nos custos de importação e na logística do e-commerce

Operação

Gap entra no mercado de beleza e amplia foco em acessórios

Operação

H&M inaugura segunda loja no Brasil no Shopping Anália Franco

Operação

Sem filhos, Giorgio Armani deixa plano sucessório

Operação

Fusões e aquisições em consumo e varejo caem no 1º semestre

Operação

Abrasel espera aumento de faturamento no Dia dos Pais

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que setor espera um crescimento no período

Publicado

2 anos atrás

on

8 de agosto, 2023

Por

Redação

A aproximação do Dia dos Pais traz otimismo para o setor de bares e restaurantes, com expectativas positivas para o aumento do faturamento. De acordo com uma pesquisa realizada em julho pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empresários entrevistados antecipam um crescimento nas receitas em comparação ao mesmo período do ano anterior, especialmente para os estabelecimentos que operam aos domingos – apenas 13% dos respondentes não abrem nesse dia da semana.

Apesar dessa perspectiva favorável, a realidade atual ainda apresenta desafios significativos para o setor. No mês anterior à pesquisa, junho, cerca de 19% dos estabelecimentos relataram operações com prejuízo. Ainda que esse número tenha diminuído em 2% em relação à pesquisa anterior, demonstra que há uma trajetória gradual de recuperação. Por outro lado, 45% alcançaram lucro e 35% conseguiram manter-se financeiramente equilibrados, enquanto 1% não forneceram resposta ou não estavam operando em julho. Essa recuperação progressiva é uma consequência das dificuldades enfrentadas pelo setor durante a pandemia e suas ramificações econômicas.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca que, embora o Dia dos Pais não tenha a mesma magnitude em termos de faturamento como outras datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, espera-se um aumento no movimento. No entanto, ele ressalta a necessidade de atenção, especialmente para as empresas que acumularam dívidas com impostos e encargos durante a crise. Solmucci advoga por um plano de resgate setorial que se concentre nas empresas em dificuldades, visando a preservação dos empregos e do potencial de investimento. Preocupantemente, 38% das empresas consultadas ainda enfrentam dívidas em atraso, incluindo empréstimos, débitos fiscais e pendências com fornecedores.

A pesquisa também lança luz sobre o panorama das dívidas acumuladas, indicando que a maioria concentra-se em impostos federais (80%) e estaduais (54%), além de encargos trabalhistas/previdenciários (30%), taxas municipais (24%), serviços públicos como água, luz, gás e telefone (24%), e fornecedores de insumos (22%). A persistência dessas dívidas pode dificultar a recuperação dos estabelecimentos e apresentar um obstáculo ao crescimento contínuo do setor.

Outro ponto de destaque na pesquisa é a alta taxa de empréstimos atualmente contratados pelas empresas consultadas, alcançando quase dois terços (63%) delas. Dentre essas, a maioria (68%) recorreu ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). No entanto, a inadimplência nesse programa é significativamente superior à média, atingindo 19%, em contraste com a média geral de 4%. Além disso, 10% dos empresários beneficiados ainda não iniciaram o pagamento das parcelas, encontrando-se no período de carência previsto no programa.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Consumidores deixam presente de Dia Dos Pais para última hora

Não perca

Natural One Registra faturamento acima de R$360 milhões

Continue Reading

Você pode gostar

  • Walmart Walmart

    Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

  • Imagem de tela de celular na página do Pix na internet; pix compras online automático; investigação Imagem de tela de celular na página do Pix na internet; pix compras online automático; investigação

    Pix registra novo recorde de transações em um único dia

  • Precificação de setor de franquias; franchising consciente Precificação de setor de franquias; franchising consciente

    Setor de franquias cresce no 2º trimestre e ultrapassa 200 mil operações no Brasil

  • Cade Cade

    Cade aprova fusão entre Marfrig e BRF

  • Close em bandeira do Brasil com cédulas de dinheiro em reais e caneta por cima; PIB; Focus; teto da meta; IOF; inflação Close em bandeira do Brasil com cédulas de dinheiro em reais e caneta por cima; PIB; Focus; teto da meta; IOF; inflação

    Projeção da inflação fica estável depois de 14 semanas de queda

  • Ia no TM Ia no TM

    IA no Trade Marketing

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Walmart
Inovação5 minutos atrás

Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

Imagem de tela de celular na página do Pix na internet; pix compras online automático; investigação
Economia1 hora atrás

Pix registra novo recorde de transações em um único dia

Precificação de setor de franquias; franchising consciente
Franchising2 horas atrás

Setor de franquias cresce no 2º trimestre e ultrapassa 200 mil operações no Brasil

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Velocità
Vídeos5 dias atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

Clube Mais Criativo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.