E-commerce
E-commerce deve crescer 5 vezes mais rápido do que varejo até 2027
Comércio eletrônico deve registrar uma média anual de 12,5% de crescimento até 2027, contra apenas 2,5% do varejo em geral
O setor varejista brasileiro, após um período de recuperação, deve voltar a apresentar um crescimento mais modesto nos próximos anos, de acordo com especialistas do setor varejista brasileiro, em matéria divulgada pelo Valor Econômico, enquanto o e-commerce deve crescer 5 vezes mais rápido. A expectativa é que o varejo registre um crescimento médio anual de 2,5% entre 2023 e 2027, um ritmo mais lento do que os 4,5% registrados entre 2018 e 2022. Isso é atribuído principalmente ao ambiente econômico mais desafiador e ao aumento da concorrência.
Apesar do cenário menos otimista, há setores que apresentam boas perspectivas , como o comércio eletrônico, que deve crescer em média 12,5% ao ano entre 2023 e 2027. As vendas online têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, impulsionadas pelo aumento do uso da tecnologia e da conveniência das compras online.
Outros setores que devem crescer nos próximos anos são o de alimentos e bebidas, com média anual de 2,8%, e o de cosméticos e cuidados pessoais (4,1%). Eles têm sido impulsionados pelo aumento da renda da população e pela alta da demanda por produtos de qualidade e conveniência.
Apesar das incertezas e desafios, o varejo brasileiro continua sendo um dos motores do país e oferece oportunidades para empresas que conseguirem se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores. As empresas que investirem em inovação, tecnologia e atendimento ao cliente devem estar bem posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse mercado, sempre de olho no e-commerce que deve crescer 5 vezes mais rápido.
Leia também:
Estudo aponta alta de 7% nos investimentos em publicidade digital
Imagem: Freepik