Economia
Estudo aponta alta de 7% nos investimentos em publicidade digital
De acordo com a pesquisa Digital AdSpend, o segmento movimentou um total de R$ 32,4 bilhões no país em 2022
Um estudo realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media revela que os investimentos em publicidade digital cresceram 7% no país em 2022. De acordo com a pesquisa, intitulada Digital AdSpend, o segmento movimentou um total de R$ 32,4 bilhões.
Apesar da alta, o desempenho ao longo do último ano foi desigual. Enquanto no primeiro semestre houve um incremento de 12%, o segundo registrou uma retração de 5% na comparação com o mesmo período de 2021.
Na visão de Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, a alta expectativa que o mercado tinha com eventos como Black Friday, Natal e Copa do Mundo não se concretizou, pois as datas foram ofuscadas por um cenário econômico desafiador e também pelas eleições presidenciais.
Dentre os setores que mais apostaram na publicidade digital, o destaque fica com comércio, serviços e finanças, que juntos responderam por 54% do montante total. Já o que mais cresceu foi o segmento de higiene e beleza, com alta de 85% ante o ano anterior.
Para completar, as empresas dos ramos de vestuário, como as franquias de moda, e eletrônicos foram as que mais concentraram seus aportes de mídia em publicidade digital, com 70% dos investimentos indo para os canais online.
Leia também:
Urban Systems elege as melhores cidades brasileiras para empreender