Inovação

Inteligência Artificial em negócios autônomos: confira três vantagens

Tecnologia auxilia na gestão e contribui para a proteção de comércios autônomos

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Pessoa clicando em tela tecnológica, com cupom fiscal na outra mão

A Inteligência Artificial (IA), está ganhando cada vez mais espaço nas empresas, principalmente para auxiliar nos processos de administração e supervisão de atividades, espaços e ações desenvolvidas dentro de um negócio. De acordo com o estudo “Futuro do Trabalho”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023, mais de 75% das empresas buscam soluções para incluir a IA em seus negócios nos próximos anos. Esse cenário também é observado no setor varejista, que investe na Inteligência Artificial em negócios autônomos para facilitar o funcionamento dos estabelecimentos e potencializar suas operações, como os minimercados autônomos. 

De acordo com Marcelo Villares, CTO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, os recursos tecnológicos se tornaram grandes aliados na hora de gerenciar e proteger negócios autônomos. “O uso de novos recursos, como reconhecimento facial, novos formatos de pagamentos e sistemas de monitoramento inteligentes são bem-vindos na hora de conduzir o seu negócio. Entretanto, apesar dessa tecnologia disponível no mercado, nem sempre é possível aplicá-la na realidade de custo-benefício do negócio e, assim, é necessário adaptar-se a outras alternativas tecnológicas para auxiliar neste processo”, compartilha. 

Para isso, o executivo selecionou três pontos que podem ser potencializados com Inteligência Artificial em negócios autônomos. Confira: 

  • Acesso eletrônico nas portas de entradas das lojas 

É necessário oferecer mecanismos para assegurar a proteção de quem frequenta o negócio. Por isso, é importante investir em tecnologia que utilize acesso eletrônico limitado nas portas de entradas das lojas. Esse mecanismo é controlado via internet, conectado ao aplicativo de gestão da unidade, realizando o controle de acesso de quem entra ou sai do local. 

  • Instalação de sensores de presença e equipamentos de monitoramento com acesso remoto

Outro ponto importante é trazer inovações para evitar possíveis furtos nas unidades. Assim, um dos mecanismos é a instalação de câmeras com sensor de presença no interior das lojas. “Ao ser utilizada em conjunto com a trava de porta, conseguimos saber quem é o cliente que estava na loja em um momento específico. Além disso, a loja pode ser monitorada a distância pelo empreendedor com a assistente virtual, para monitorar o funcionamento de equipamentos eletrônicos, como o ar-condicionado”, comenta Villares. 

  • Limitação de acesso a produtos específicos de acordo com cadastro virtual  

Dentro da preocupação sobre quem tem acesso às unidades, é essencial também reforçar a necessidade de ações para evitar o contato de menores de idade com itens que não estão permitidos para a idade, como bebidas alcóolicas. Para isso, é importante manter a rede de cadastros dos clientes atualizada na base de dados do app de gerenciamento da loja, para que a tecnologia auxilie e, se necessário, até realize o bloqueio temporário do acesso ao espaço para os menores.

Imagem: Envato

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