Franchising
Vendas do varejo crescem 2% em relação a 2022, aponta índice
Resultado positivo do Índice de Atividade Econômica da Stone Varejo ocorre após a Black Friday
Novembro registrou um aumento de 2,1% no volume de vendas no varejo em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando uma recuperação após a queda de 1% em outubro, de acordo com o 11º Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, em colaboração com o Instituto Propague.
É possível que o crescimento do setor tenha sido impulsionado pela Black Friday, período de promoções que ocorre sempre no final do mês de novembro. “A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio”, observou Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pela pesquisa.
Os setores que apresentaram os aumentos mais expressivos em novembro foram móveis e eletrodomésticos (5,5%), tecidos, vestuário e calçados (2,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e material de construção (0,2%).
Por outro lado, houve queda nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%), assim como em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-1,8%).
Analisando por estado, Tocantins (6,2%), Distrito Federal (6,1%), Pará (6,0%), Espírito Santo (4,8%), Rondônia (3,3%) e Mato Grosso do Sul (3,2%) destacaram-se com aumentos no volume de vendas.
Por outro lado, seis estados observaram quedas em seu desempenho em relação ao mês anterior: Alagoas (-12,2%), Amapá (-9,5%), Acre (-6,1%), Rio Grande do Sul (-2,6%), Santa Catarina (-1,7%) e Goiás (-1,6%).
Imagem: Divulgação