Inovação
A Importância da humanização no varejo 5.0
Uma das necessidades do varejo, hoje em dia, é criar conexões humanas com o cliente
A humanização do negócio é uma das tendências do varejo atual, e uma das urgências do mercado atual e do futuro. É o que aponta o estudo da Bornlogic, Varejo 5.0. Segundo a pesquisa, em um mundo cada vez mais digitalizado e artificializado, a humanização no varejo 5.0 é cada vez mais importante, e um dos pilares dessa era digitalizada.
É por isso que as lojas físicas ainda fazem sentido, em um mundo em que se pode comprar tudo de casa e receber por delivery. É importante que o cliente possa se dirigir até o local e sentir o produto, conversar com o vendedor, e estabelecer relações humanizadas.
Afinal de contas, é a humanização no varejo 5.0 que fideliza o cliente: antigamente, com o varejo local nos bairros, os donos dos comércios e vendedores conheciam todos os moradores, chamavam pelo nome, e assim tinham clientes para a vida toda.
Segundo o estudo, é claro que as relações humanas no varejo hoje não acontecerão da mesma forma. É preciso estabelecer conexão por meio das tecnologias disponíveis, sem deixá-las de lado. Segundo a pesquisa publicada, “O grande desafio é usar as inovações apresentadas aqui para melhorar a experiência dos clientes, e não tomar seu negócio dependente delas”.
O papel do vendedor
Nesse cenário, o vendedor assume um papel totalmente novo, que não é o de vender exatamente, mas de tornar a experiência do cliente mais agradável, mais personalizada e confortável, além de responder a dúvidas e demandas.
Outro ponto importante é que as empresas precisam levantar dados humanos sobre os clientes, fazendo-lhes perguntas: que tipo de cliente é o seu, o que ele gosta, quais são suas necessidades, o que o incomoda? Tudo isso é capaz de aumentar muito o potencial de vendas e de um atendimento adequado e agradável.
Imagem: Envato