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A receita da Shein é “muito superior” aos US$ 30 bilhões anuais especulados para a empresa

Segundo Jamie Salter, a empresa é a maior varejista de moda do mundo, e deve faturar mais do que o especulado

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Pouco se sabe sobre quanta receita Shein obtém ou quão lucrativa ela é. Mas as vendas da empresa de fast fashion são “muito mais” do que os 30 bilhões de dólares que alegadamente fatura anualmente, disse um dos principais parceiros da varejista na segunda-feira.

“A shein é a varejista de moda que mais cresce no mundo, se não a maior varejista de moda do mundo”, disse Jamie Salter, fundador e CEO da empresa privada de gerenciamento de marcas Authentic Brands Group, durante um bate-papo na Conferência ICR em Orlando.

“Há conversas de que eles fazem 30 bilhões, eles fazem 40 bilhões? Eles fazem 35 bilhões? Não vou dizer exatamente o que eles fazem, mas posso dizer que fazem muito mais do que US$ 30 bilhões”, continuou Salter em uma aparente referência às vendas anuais da Shein. 

Por ser uma empresa privada, a Shein não divulga suas finanças. No entanto, poderá ser necessário fazê-lo em breve, depois de a varejista ter apresentado um pedido confidencial de abertura de capital nos EUA, após um crescimento imenso e meses de esforços para resolver uma série de preocupações que os legisladores tinham sobre as suas práticas comerciais.

No entanto, Salter está familiarizado com as finanças da Shein por causa de uma parceria que assinou com a empresa no verão passado. Como parte do acordo, a Shein adquiriu cerca de um terço do Sparc Group, uma joint venture que inclui Authentic e Simon Property Group Sparc adquiriu uma participação minoritária na Shein.

Sparc é a operadora da Forever 21, de propriedade da Authentic. Como parte da parceria, a Shein começou a vender uma linha de roupas de marca conjunta com a Forever 21 e a organizar eventos pop-up nas muitas lojas do varejista.

Muito pouco se sabe sobre as finanças da Shein, mas fragmentos vazaram para a imprensa nos últimos anos, enquanto o varejista se preparava para uma oferta pública inicial. O melhor número de receita disponível da Shein veio em uma matéria do Wall Street Journal em maio, que dizia que a empresa faturou US$ 23 bilhões em vendas em 2022, citando pessoas próximas à empresa.

A agência informou que Shein havia estabelecido uma meta de aumentar as vendas em 40% em 2023, o que teria levado sua receita acima de US$ 30 bilhões. Não está claro se a empresa atingiu essa meta. 

Se as vendas da Shein fossem “muito superiores” a US$ 30 bilhões anuais, sua receita ainda seria muito menor do que a de gigantes do varejo como o Walmart e Amazon, que faturam centenas de bilhões anualmente. No entanto, o número a colocaria pelo menos em linha com a Inditex, proprietária da Zara, que registou 32 mil milhões de euros em vendas em 2022, e a H&M, que registou cerca de 22 mil milhões de dólares em vendas em 2023.

Um total de vendas acima de US$ 30 bilhões significaria que Shein superaria varejistas americanos como Abercrombie & Fitch e Águia Americana, que mais recentemente relatou vendas anuais de US$ 3,7 bilhões e US$ 5 bilhões, respectivamente. 

Durante a discussão, Salter falou sobre a história da Authentic, seus planos de crescimento e como decidiu fazer parceria com a Shein. Quando questionado sobre quais foram alguns de seus maiores erros, ele disse que não estava reconhecendo anteriormente a ameaça competitiva representada pela Shein e pelo mercado online Temu, com sede na China. 

“Meu parceiro, [CEO do Simon Property Group, David Simon] disse: ‘Por que você está se associando à Shein? Como você acha que essa é a decisão certa?’ e eu disse: ’David, é a decisão certa, não podemos vencê-los. A cadeia de suprimentos deles é boa demais. Eles sabem o que está acontecendo. Eles descobriram isso. Precisamos fazer parceria com eles’”, lembrou Salter. “Então fui eu o corajoso que disse: ‘Vamos fazer parceria com esses caras’”. 

Salter disse que a parceria ainda está em fase inicial. “Estamos namorando agora”, disse ele, enquanto as duas empresas ainda estão aprendendo a confiar uma na outra. 

“Os pop-ups foram grandes home runs e, você sabe, Forever 21 by Shein tem sido bom, não tem sido ótimo, mas ainda é cedo. Portanto, o júri ainda não decidiu”, disse Salter. “Você está lidando com algumas pessoas que não falam a língua da mesma forma que nós, têm regras diferentes das nossas e fator de confiança, leva tempo, sabe? Você não aprende a confiar em alguém em 15 minutos. Você tem que ganhar essa confiança. É um trabalho em progresso.”

Por: Gabrielle Fonrouge para CNBC

Imagem: Envato

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