Operação

Acionistas da Foot Locker aprovam aquisição de US$ 2,4 bilhões pela Dick’s Sporting Goods

Publicado

on

Foot Locker

Um grande acordo no varejo deu mais um passo em direção à conclusão, mas ainda enfrenta um possível obstáculo. Os acionistas da Foot Locker votaram a favor de sua aquisição pela Dick’s Sporting Goods em uma assembleia especial realizada na sexta-feira (22).

Pelos termos do acordo, anunciado em maio, os acionistas da Foot Locker poderão optar por receber US$ 24,00 em dinheiro ou 0,1168 ações ordinárias da Dick’s para cada ação ordinária da Foot Locker detida.

Com base em uma contagem preliminar de votos da assembleia, aproximadamente 99% dos votos foram favoráveis ao acordo de fusão, representando cerca de 70% de todas as ações em circulação.

O acordo, que já foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de ambas as companhias, daria à Dick’s uma presença global pela primeira vez, além de mais força nas negociações com grandes marcas esportivas como Nike e Adidas. A Foot Locker possui aproximadamente 2.400 lojas na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, além de presença de lojas licenciadas na Europa, Oriente Médio e Ásia. A Dick’s, que opera mais de 850 lojas, afirmou que pretende manter a Foot Locker como uma unidade de negócios independente dentro de seu portfólio.

A votação dos acionistas da Foot Locker aproxima a transação da conclusão. No entanto, ela enfrenta preocupações antitruste. No início deste mês, a senadora norte-americana Elizabeth Warren enviou uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) e ao Departamento de Justiça solicitando a análise da possibilidade de bloquear a aquisição, afirmando que ela pode elevar custos, reduzir a concorrência e resultar em perda de empregos.

“O novo gigante teria um poder significativamente maior para impor condições favoráveis junto aos fabricantes”, escreveu ela. “Isso poderia significar que varejistas independentes fiquem em desvantagem ao negociar com fornecedores, o que daria à Dick’s e à Foot Locker um incentivo para adotar práticas anticompetitivas e restringir fornecedores de negociarem com lojistas independentes.”

Em comunicado, a CEO da Foot Locker, Mary Dillon, agradeceu aos acionistas pelo apoio “enquanto a Foot Locker inicia este novo e empolgante capítulo”.

“Estamos agora um passo mais próximos de unir forças com a Dick’s e posicionar ainda melhor o negócio para expandir a cultura sneaker, elevar a experiência omnicanal de nossos clientes e parceiros de marca e fortalecer nossa posição na indústria”, disse ela. “Estamos ansiosos para continuar trabalhando em estreita colaboração com a Dick’s para concluir esta transação e liberar seu significativo potencial de geração de valor.”

A transação deve ser concluída no segundo semestre de 2025, sujeita ao cumprimento ou dispensa das condições habituais de fechamento, incluindo a obtenção das aprovações regulatórias necessárias.

Imagem: Divulgação
Informações: Marianne Wilson para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *