E-commerce
Amazon e setor de viagens são destaques do e-commerce em julho
Relatório da Conversion aponta recorde de acessos da Amazon no período
Durante o mês de julho, o e-commerce no Brasil registrou um aumento de 6,9% em relação ao mês anterior, totalizando 2,66 bilhões de visitas, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce de agosto, elaborado pela Conversion. Entre os destaques do período, a Amazon Brasil chegou à marca de 230 milhões de visitas, seu maior número no ano, o que lhe permitiu superar a Shopee e retomar o segundo lugar no top 10 do ranking geral do e-commerce brasileiro após o Prime Day.
O setor de viagens também apresentou bom crescimento, com um aumento de 7,8% em acessos online, somando 220,6 milhões de visitas em julho. Esse crescimento é atribuído aos avanços de várias marcas do setor.
A Booking.com, por exemplo, consolidou sua liderança com 18% do tráfego de visitas no setor e entrou pela primeira vez no top 10 dos maiores e-commerces do Brasil, ocupando a 10ª posição, com 41 milhões de acessos únicos. A Decolar, agência de viagens argentina, alcançou o sexto lugar no segmento, com 15 milhões de visitas, garantindo uma posição no top 30 maiores e-commerces do país. Já o Airbnb registrou um crescimento de 15,5% em relação a junho, mantendo a 4ª posição no setor, com 16,9 milhões de visitas, das quais 90% foram adquiridas de forma orgânica.
No ranking dos maiores marketplaces, o Mercado Livre manteve a liderança com 31,2% de participação no mercado. A disputa pelo segundo lugar no Relatório Setores do E-commerce foi acirrada, com a Amazon Brasil recuperando sua posição — antes perdida para a Shopee — após o Prime Day. O crescimento da Amazon foi de 21,8% em relação a julho.
A Shopee, por sua vez, ficou com 20,9% e 19,6% de participação, respectivamente. O setor também registrou um aumento de 9,5% em comparação a junho, com os aplicativos representando 26,5% do tráfego mensal, sendo o Mercado Livre responsável por 36,8% dos acessos a apps na categoria.
No geral, as 10 maiores lojas do Brasil concentraram 51,7% de toda a audiência do e-commerce no país. O Mercado Livre liderou com 12,9% de participação, seguido pela Amazon Brasil, com 8,6%, e a Shopee, com 8,1%. Novos integrantes no top 30 incluíram a Centauro e a Decolar, enquanto a Booking.com fez sua estreia no Top 10.
Em relação às fontes de tráfego, os mecanismos de busca continuam sendo a principal, responsável por 51% da audiência do e-commerce. A busca orgânica e a paga vieram em seguida, com 25,6% e 17,3% da audiência, respectivamente.
Imagens: Conversion e Reprodução