A Amazon implementará tecnologia de inteligência artificial em 1.000 de suas vans elétricas de entrega até o início do próximo ano, com o objetivo de aumentar a produtividade dos motoristas, conforme anunciado em outubro.
O sistema VAPR usa IA para ajudar os motoristas a encontrar rapidamente os pacotes que precisam em cada parada de entrega. A Amazon testou a tecnologia com parceiros de entrega contratados e informou uma economia de mais de 30 minutos por rota durante os testes iniciais.
Esvaziar um recipiente e organizar pacotes em uma van para a próxima parada normalmente leva entre dois e cinco minutos, mas com o VAPR esse processo dura cerca de um minuto, disse Bobby Garcia, motorista da Bloomfield Logistics, um contratante de entregas da Amazon, no anúncio.
O VAPR usa visão computacional originalmente desenvolvida para os centros de distribuição da Amazon para identificar itens durante as operações de armazenamento ou coleta. A tecnologia pode localizar e interpretar múltiplos códigos de barras em tempo real, eliminando a necessidade de escaneamento manual.
Para otimizar o VAPR no ambiente das vans de entrega, a Amazon o integrou aos sistemas de navegação das rotas de entrega e o combinou com projetores de luz automotivos e câmeras.
“Tivemos que considerar fatores únicos da experiência de entrega, como iluminação e restrições de espaço dentro das vans”, disse John Colucci, gerente de produto da Amazon Transportation, no anúncio.
O VAPR evitará que os motoristas percam tempo organizando pacotes por paradas, lendo etiquetas de envio ou verificando identificadores como nome ou endereço do cliente para garantir que tenham o pacote correto, de acordo com a Amazon. Em vez disso, a tecnologia projetará um “O” verde em todos os pacotes a serem entregues naquela parada e um “X” vermelho nos demais.
“Através de um sinal de áudio e visual, o VAPR irá alertar o motorista, confirmando que encontrou os pacotes corretos, antes que o motorista precise entrar na área de carga”, disse a Amazon.
A Amazon é uma das várias empresas que estão usando IA para otimizar e melhorar o processo de entrega. Por exemplo, a FedEx utiliza IA para gerar estimativas mais precisas de quando um pacote chegará. A UPS conta com a IA no sistema DeliveryDefense para identificar remessas em risco e, potencialmente, redirecioná-las para locais alternativos.