• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce Economia

Após repercussão negativa, Fazenda nega taxação de compras online
Advertisement

E-commerce

Fini e iFood lançam parceria nacional com produtos de Halloween por R$ 0,01

E-commerce

Mercado de e-commerce da Índia deve atingir US$ 211,6 bilhões em 2025, aponta GlobalData

E-commerce

Wake lança campanha institucional “WAKE&MAKE” e reforça posicionamento no varejo digital

E-commerce

Confiabilidade é fator decisivo para o sucesso das vendas online no período de festas

E-commerce

Interior do Brasil impulsiona o e-commerce de PMEs no terceiro trimestre

E-commerce

Casas Bahia e Mercado Livre firmam parceria para ampliar e-commerce de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis

E-commerce

Shopee dobra valor em cupons e reforça logística para 11.11 e Black Friday

Colunistas E-commerce Inovação

Como usar Inteligência Artificial para vender mais na Black Friday

E-commerce

Ulta Beauty amplia operação digital com novo marketplace próprio

E-commerce

Após repercussão negativa, Fazenda nega taxação de compras online

Em nota, pasta afirma que irá aumentar fiscalização sobre compras ilegais e que “nada muda para quem atua na legalidade”

Publicado

3 anos atrás

on

12 de abril, 2023

Por

Redação

Um dia depois de anunciar a taxação de compras online para encomendas internacionais de até US$50, o Ministério da Fazenda emitiu uma nota dando maiores detalhes sobre o tema. Nos esclarecimentos, a pasta afirma que irá apenas aumentar a fiscalização sobre as compras consideradas ilegais. De acordo com o Ministério da Economia, a prática vem gerando uma perda de R$2 bilhões por ano em receitas.

Confira a íntegra da nota do Ministério da Fazenda:

A respeito de notícias que têm circulado em redes sociais mencionando o “fim da isenção de U$ 50 para compras on-line do exterior”, o Ministério da Fazenda esclarece:

Nunca existiu isenção de US$ 50 para compras on-line do exterior. Portanto, não faz sentido afirmar que se pretende acabar com o que não existe. Nada muda para o comprador e para o vendedor on-line que atua na legalidade.

O que o Ministério da Fazenda pretende fazer é reforçar a fiscalização. A partir da Medida Provisória, o exportador vai ter que prestar declaração antecipada com dados do exportador e de quem compra, além do produto.

Sobre o fim dos US$ 50,00 de isenção de pessoa física para pessoa física, o Ministério da Fazenda esclarece:

Esse benefício se aplica somente para envio de pessoa física para pessoa física. Se, com base nele, empresas estiverem fracionando as compras, e se fazendo passar por pessoas físicas, estão agindo ilegalmente.

Com as alterações anunciadas, não haverá qualquer mudança para quem, atualmente, compra e vende legalmente pela internet.

As mudanças vão beneficiar o consumidor que vai receber suas compras on-line mais rápido, com mais segurança e qualidade. Isso porque os produtos terão o processo de liberação agilizado, a partir das informações prestadas pelo vendedor legal, enquanto ainda estiverem em trânsito para o país.

Beneficiam-se também as empresas brasileiras, sobretudo as pequenas empresas, que são as que mais empregam e pagam corretamente os seus tributos.

Leia também:

Como funcionam as franquias online? Veja aqui

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online

Não perca

Headless commerce torna lojas virtuais mais seguras e versáteis

Continue Reading

Você pode gostar

  • gerações gerações

    Gerações Z e Alpha devem representar 40% dos gastos com moda até 2035, aponta BCG

  • Halloween Halloween

    Halloween deve impulsionar 12,6 mil pequenos negócios no estado de São Paulo

  • Fast Shop Fast Shop

    Fast Shop e Midea inauguram espaços de experimentação em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Americanas Americanas

    Americanas lança ação com KitKat e ativa novo programa de fidelidade

  • vendas de fim de ano; shoppings; aluguel vendas de fim de ano; shoppings; aluguel

    Avaliação judicial do aluguel em Shopping Center

  • fraude em Aplicativos de delivery fraude em Aplicativos de delivery

    Delivery impulsiona foodservice em agosto, com 9,6% de alta

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
gerações
Comportamento1 hora atrás

Gerações Z e Alpha devem representar 40% dos gastos com moda até 2035, aponta BCG

Halloween
Operação2 horas atrás

Halloween deve impulsionar 12,6 mil pequenos negócios no estado de São Paulo

Fast Shop
Operação3 horas atrás

Fast Shop e Midea inauguram espaços de experimentação em São Paulo e no Rio de Janeiro

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.