Investimentos
Arezzo e Grupo Soma estariam prestes a fechar fusão
Empresas do setor de moda estariam prestes a fazer anúncio oficial
A Arezzo está prestes a anunciar uma fusão com o Grupo Soma. O negócio, que estava praticamente encerrado no sábado (27), foi adiado por divergências, mas as conversas foram retomadas recentemente e, de acordo com fontes ouvidas pelo portal NeoFeed, faltam apenas alguns detalhes para o anúncio oficial.
Os CEOs da Arezzo e do Grupo Soma, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, respectivamente, estão coordenando as negociações da transação. Se confirmada, Birman assumirá como diretor executivo.
Nem todos os envolvidos no negócio estão de acordo, no entanto. Acionistas institucionais das duas empresas afirmam não terem sido consultados sobre os termos da fusão, com fontes afirmando que o processo se trataria, na verdade, de uma incorporação do Grupo Soma pela Arezzo.
Existem especulações sobre as relações entre as duas empresas desde 2021, quando Alexandre Birman começou as movimentações pela concretização do negócio. Com o tempo, a Arezzo, que já adquiriu marcas como Reserva e Baw, ultrapassou o Grupo Soma em valor de mercado, chegando a R$ 6,5 bilhões contra R$ 5,5 bilhões, o que facilita a possível fusão.
O Grupo Soma é dono de diversas marcas do setor de moda brasileiro. Tendo iniciado com a união de Animale e Farm, hoje inclui em seu portfólio Hering, Dzarm, Maria Filó, Fábula, entre outras. Os controladores do grupo têm 36,31% das ações, com a maior posição sendo da família Jatahy, fundadora do Soma. Outros sócios incluem os fundos Opportunity e BlackRock, com participação minoritária. Já a Arezzo tem como controladores Anderson e Alexandre Birman, com 39,5% de participação.
Com as notícias sobre a possível fusão, as ações de Arezzo e Grupo Soma subiram 10,14% e 14,31% respectivamente, indo a leilão na B3. Ao mesmo tempo, o Ibovespa ultrapassava a marca de 128 mil pontos, avançando pouco menos de 1% nesta quarta-feira (31).
Imagem: Divulgação