Economia

Black Friday: varejo foca em inovações para melhorar jornada de compra

Foco do setor deve ser em compreender o comportamento e as preferências do seu público-alvo

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conceito de experiência do cliente; black friday

A busca pela inovação no varejo atingiu um novo patamar, especialmente durante datas comemorativas como a Black Friday. O foco agora é direcionado à objetividade, compreender o comportamento específico de cada público-alvo e suas preferências para otimizar estratégias de venda. A tendência “phygital”, que combina experiências físicas e digitais, tem ganhado destaque como uma maneira eficaz de transformar o cenário de compra e venda no setor.

A força da interatividade no varejo é resultado da fusão entre a tecnologia e a jornada do usuário. Essa união permite que as marcas se adaptem rapidamente às mudanças e ofereçam produtos e serviços altamente personalizados, atendendo à crescente demanda social e geracional por agilidade e individualização.

O impacto dessa transformação é evidente em diversas áreas, moldando o engajamento com a marca, as pesquisas e a aquisição de produtos. Um exemplo concreto é a NBA Store Arena, localizada no Rio de Janeiro, que não apenas reforçou seu investimento no espaço físico com a criação de uma loja conceito, mas também adotou a digitalização da marca, proporcionando opções de compras multicanais.

Uma das consequências notáveis dessa revolução é o surgimento das experiências multicanais, nas quais a compra se tornou menos linear do que costumava ser. A interação simultânea com as marcas em diferentes plataformas, como sites, lojas físicas, redes sociais e aplicativos, passou a ser um destaque no novo cenário de varejo, como aponta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, um sistema de gestão integrado voltado para grandes operações no varejo de moda.

A pesquisa “Tendências do Varejo”, realizada pela Opinion Box e Dito, revelou que 84% dos clientes desejam uma maior integração das lojas físicas e online. Eles anseiam pela possibilidade de consumir os mesmos produtos em diferentes canais e até mesmo mesclar as operações. Assim, a omnicanalidade ganhou espaço e se tornou insubstituível, revolucionando o comércio eletrônico e permitindo um leque mais amplo de produtos e serviços.

Juliano Regis enfatiza que a transformação no modelo de consumo vai além dos métodos de pagamento disponíveis nos últimos anos. Ela está, sobretudo, nas mudanças na jornada de compra, onde o cliente possui poder de decisão em praticamente todas as etapas, desde a pesquisa de preços até o modo de recebimento do produto.

Por fim, o executivo acredita que, para se destacar no mercado atual e em eventos como a Black Friday, as empresas devem oferecer o máximo de personalização possível. Ele ressalta que essa interatividade deve impulsionar a conexão entre as marcas e os consumidores, tornando mais fácil comunicar ao cliente que ele está sendo percebido e ouvido, um ponto-chave para atrair e converter o público. Nesse cenário em constante evolução, a reinvenção e a adaptação às preferências do consumidor se tornam imperativas para o sucesso no varejo.

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Imagem: Freepik

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