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Boca a boca digital: como as marcas estão aproveitando as recomendações humanas?

Como uma reação ao algoritmo, está crescendo o número de marcas que priorizam recomendações humanas e o boca a boca digital

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recomendações humanas

A tecnologia e o digital continuam a se infiltrar em quase todos os aspectos de nossas vidas cotidianas, seja para acompanhar as mídias sociais, assistir vídeos, fazer compras ou navegar em nossos feeds de notícias. O efeito cascata é que os algoritmos que alimentam essas plataformas exercem enorme influência sobre o conteúdo que consumimos e até mesmo sobre como nos envolvemos com o varejo online. Embora possam ser ótimos para nos permitir encontrar mais conteúdo semelhante ao que já vimos, esses mesmos algoritmos também podem nos encaixotar em um canto longe das recomendações humanas, quando o que realmente procuramos é uma lufada de ar fresco – algo novo ou surpreendente que não teríamos pensado em procurar.

Um estudo da Nielsen descobriu que 92% das pessoas confiam em recomendações de pessoas que conhecem, oferecendo um forte incentivo para as marcas explorarem abordagens de “boca a boca digital” que tragam de volta as recomendações humanas. Três fatores contribuem para esse aumento: recomendações geradas por IA criando um mar de mesmice; confiança decrescente em conteúdo patrocinado de influenciadores; e o desejo de obter validação de pares confiáveis ao tomar decisões de compra online.

Os três exemplos descritos abaixo demonstram como esse desejo por recomendações humanas pode ser aplicado em três níveis, de uma comunidade online de nicho ao envolvimento de marca aprovado pela Geração Z e compartilhamento com um pequeno grupo selecionado de colegas.

PI.FYI

Perfectly Imperfect é uma newsletter com sede em Nova York fundada em 2020 como uma forma de destacar recomendações de diferentes colaboradores convidados – alguns parcialmente famosos, muitos apenas amigos dos fundadores.

As recomendações incluem desde música até produtos para cuidados com a pele, rotinas de exercícios, filmes, aplicativos, livros e roupas, bem como ideias mais abstratas, como estados de espírito ou um curso de ação preferido. O Substack cresceu para mais de 50.000 assinantes, tornando-se uma fonte de conhecimento para consumidores jovens e modernos em Nova York e além.

Em novembro de 2023, o co-fundador Tyler Bainbridge lançou o PI.FYI, um aplicativo de recomendação que se baseia no sucesso da newsletter. O aplicativo combina recomendações postadas pelo usuário com recursos de mídia social, como curtidas e comentários, todos apresentados em um feed cronológico livre de algoritmos.

PACSUN COLLECTIVE

O varejista americano Pacsun criou o Pacsun Collective, composto por um grupo de criadores de conteúdo, fotógrafos, estilistas, videomakers e artistas que irão co-criar o futuro da marca.

A marca consultará os jovens criativos em suas campanhas, vitrines de lojas, eventos e conteúdos de mídia social. A iniciativa segue uma tendência que vê as marcas criando parcerias mais profundas com influenciadores do que simplesmente anúncios únicos, dando-lhes uma participação no negócio e construindo lealdade entre seus seguidores.

A iniciativa começa com o lançamento da coleção e campanha Primavera/Verão 2024 da marca. A marca trabalhou junto com membros do coletivo para estilizar roupas, capturar fotos e desenvolver conteúdo de mídia social. Também organizou um pop-up, o Pacsun Collective Farmer’s Market, em um espaço ao ar livre próximo à sua loja flagship no centro de Los Angeles, proporcionando uma plataforma para negócios emergentes e talentos locais promoverem um espírito de criatividade e colaboração.

A marca também está explorando o TikTok para alcançar os jovens consumidores. Em abril de 2023, começou a hospedar eventos semanais ao vivo, dando aos espectadores vislumbres dos bastidores da mercadoria e das próximas campanhas.

WALMART SHOP WITH FRIENDS

Uma das várias inovações introduzidas pelo varejista em 2024, o Shop with Friends do Walmart é um recurso de comércio social integrado aos aplicativos móveis da varejista.

Os usuários podem usar o recurso para procurar roupas, combinar itens e depois experimentá-los usando modelos virtuais semelhantes ao seu próprio formato e tamanho. Eles podem criar vários conjuntos e compartilhá-los com amigos para pedir feedback, integrando-se perfeitamente a aplicativos de mensagens populares, como o WhatsApp, para dar a sensação de fazer compras com amigos virtualmente.

O Shop with Friends aproveita a realidade aumentada e a IA generativa para aprimorar a experiência de compra, permitindo que os clientes tomem decisões informadas com a ajuda de sua rede social.

Fonte: GDrunk
Tradução e adaptação: Central do Varejo
Imagem: Envato

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