Economia
Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras e 49% das franquias são lideradas por mulheres
Segundo dados do Sebrae, s empreendedoras brasileiras, em sua grande maioria, estão no setor de serviços, com destaque para as áreas de beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação
No dia 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino e, neste ano, o presidente Lula sancionou a Lei 14.667, de 2023, que institui a Semana do Empreendedorismo Feminino em novembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.
Segundo dados do Sebrae, as empreendedoras, em sua grande maioria, estão no setor de serviços, com destaque para as áreas de beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação. Ainda conforme a entidade, o Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras, 34% do total de empreendedores. E, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em relação às franquias, 49% das unidades franqueadas são lideradas por mulheres.
“E os franqueadores afirmam que as franquias que têm mulheres à frente costumam ter maior rentabilidade que as comandadas por homens. As mulheres têm mais facilidade de seguir padrões, são mais hábeis na gestão de pessoas e focadas”, explica Thais Kurita (foto), advogada especializada em Franchising e Varejo, que acompanha as mais renomadas franqueadoras brasileiras há mais de 20 anos.
Para a especialista, que é sócia do escritório Novoa Prado & Kurita Advogados, as mulheres também são excelentes quando franqueadoras – ou seja, quando criam suas marcas e as expandem. “Temos exemplos incríveis de empreendedoras que criaram suas marcas e fazem sucesso com elas, expandindo-as por todo o Brasil. É preciso haver políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, já que o potencial feminino é imenso. E a franquia, por se tratar de um negócio formatado, que transfere know-how, é excelente para as mulheres que desejam iniciar um negócio com mais segurança e mínimos riscos”, aconselha.
Imagem: Envato