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E-commerce

Capitalização de mercado da Amazon atinge US$ 2 trilhões

À medida que a empresa alcança um marco financeiro, está supostamente desenvolvendo um marketplace de baixo custo para competir com Temu e Shein.

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Nesta semana, a Amazon entrou no seleto grupo de empresas com uma capitalização de mercado superior a US$ 2 trilhões.

Atingir esse patamar torna a Amazon uma das empresas mais valiosas do mundo. Na manhã de quinta-feira (27), a capitalização de mercado da Amazon era de cerca de US$ 2,05 trilhões, com suas ações sendo negociadas em torno de US$ 195 por ação na Nasdaq. O marco ocorre antes do 30º aniversário de incorporação da Amazon e 27 anos após sua oferta pública inicial ao preço de US$ 18. A Amazon alcançou pela primeira vez uma capitalização de mercado de US$ 1 trilhão no outono de 2018.

A Amazon se junta à Microsoft, Apple, Alphabet (controladora do Google), Meta (controladora do Facebook), Nvidia (empresa de tecnologia) e Eli Lilly (empresa farmacêutica) entre as empresas mais valiosas por capitalização de mercado. Incluindo seus serviços de nuvem AWS, a receita líquida da Amazon alcançou US$ 10,4 bilhões durante o primeiro trimestre, um aumento em relação aos US$ 3,2 bilhões do ano anterior — um aumento de 229%. O crescimento das vendas no varejo no primeiro trimestre foi mais modesto, subindo 7% para US$ 54,7 bilhões em sua loja online e 6,3% para US$ 5,2 bilhões nas lojas físicas da empresa. Para o segundo trimestre, a orientação da Amazon para as vendas líquidas varia entre US$ 144 bilhões e US$ 149 bilhões, o que representaria um crescimento anual entre 7% e 11%.

À medida que a empresa atinge esse marco, surgiram vários relatórios da mídia de que a Amazon planeja lançar uma nova loja online posicionada para competir diretamente com os varejistas de e-commerce Shein e Temu.

“Sempre estamos explorando novas maneiras de trabalhar com nossos parceiros de venda para encantar nossos clientes com mais opções, preços mais baixos e maior conveniência”, disse um porta-voz da Amazon sobre o possível lançamento de uma nova loja online focada em orçamento.

A Amazon pode ter algumas vantagens sobre esses concorrentes de preços mais baixos. Analistas do Wells Fargo disseram em uma nota no início deste mês que eles “continuam positivos sobre a posição competitiva [da Amazon], dado que os concorrentes de e-commerce Temu, Shein e TikTok Shop têm como alvo consumidores de baixa renda (que frequentam [Walmart] e lojas de desconto). A seleção do TikTok Shop também continua limitada, com uma grande quantidade de produtos de baixo custo, enquanto a experiência do cliente tem sido considerada ruim, com pouco controle de qualidade.”

Leia também: A importância da experiência do cliente na sua franquia

Imagem: Envato
Informações: Nate Delesline III para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo