Economia
Cartões são principais meios de pagamento na América Latina, diz estudo

Os cartões de crédito e débito são os principais meios de pagamento em 44% dos países da América Latina, de acordo com uma pesquisa da fintech Evertec. O estudo envolveu especialistas de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai para analisar hábitos e tendências no setor de meios de pagamento em 2024.
O vice-presidente de pagamentos da Evertec, Daniel Oliveira, apontou que, embora o dinheiro em papel ainda seja amplamente utilizado na região, essa realidade está mudando rapidamente. “No Brasil, por exemplo, vemos um grande avanço nas tendências digitais, com pagamentos por aproximação se tornando cada vez mais populares”, explicou.
A América Latina está se tornando um foco de desenvolvimento no setor de meios de pagamento, com uma diversificação crescente e a adoção de soluções digitais. No entanto, o dinheiro físico ainda é o principal meio de pagamento em 33% dos países pesquisados.
A Evertec também observou um aumento nas transferências instantâneas na América Latina, com 30% dos países, incluindo Brasil, Porto Rico e Costa Rica, utilizando esse método como o primeiro ou segundo principal meio de pagamento. No Brasil, o Pix se consolidou como uma das formas de pagamento preferidas, com novas funcionalidades em desenvolvimento, como a integração com o Open Finance e o lançamento do Pix Automático e do Pix por aproximação.
“A adoção do Pix também tem transformado o cenário de pagamentos, facilitando transações instantâneas e seguras. Esses avanços refletem uma mudança significativa na maneira como as pessoas realizam transações financeiras”, afirmou o executivo da Evertec.
Outros países, como Colômbia e México, estão desenvolvendo sistemas de pagamento instantâneo inspirados no Pix, com o objetivo de criar padrões regionais para facilitar a interoperabilidade entre diferentes métodos de transferência instantânea.
“Pagamentos por aproximação, carteiras digitais e compras com cartão não físico, que já vêm apresentando crescimento nos últimos anos, devem continuar alcançando resultados recordes juntamente com a ascensão de inovações como a inteligência artificial e a hiperpersonalização de pagamentos”, concluiu.
Imagem: Envato