Inovação

CEO da Amazon diz que marca vai aprofundar investimentos em IA generativa

executivo descreveu a tecnologia como “a maior transformação tecnológica desde a nuvem” ou a internet

Published

on

CEO da Amazon

A Amazon fez progressos significativos em suas medidas financeiras e vê “considerável potencial em cada um dos negócios em que estamos investindo”, disse o CEO da Amazon, Andy Jassy, na última quinta-feira em uma carta anual aos acionistas.

A empresa vê a IA generativa como um elemento fundamental para proporcionar melhores experiências aos clientes e planeja aprofundar seus investimentos na tecnologia. Jassy caracterizou a IA generativa como um bloco de construção que serviria como base para novos produtos e serviços.

A Amazon também disse na quinta-feira que Andrew Ng, fundador de várias empresas de IA e sócio-gerente da AI Fund, está se juntando ao conselho de administração da empresa. A Amazon disse que Ng “ajudará a informar a perspectiva do conselho sobre as oportunidades e desafios que a IA apresenta e seu potencial social e empresarial transformador”.

Sob a liderança de Jassy, desde meados de 2021, a Amazon reduziu substancialmente seu quadro de funcionários. Desde o final de 2022, a gigante do varejo cortou dezenas de milhares de empregos. Mais recentemente, a unidade AWS da Amazon confirmou no início deste mês que estava cortando centenas de empregos, incluindo “algumas centenas” que foram demitidas de sua equipe de tecnologia de lojas físicas à medida que reduzia sua tecnologia Just Walk Out.

No início deste ano, a empresa cortou cerca de 30 pessoas de sua equipe Buy with Prime, e no final do ano passado, várias centenas foram cortadas da unidade Alexa da Amazon. No entanto, uma grande onda de demissões ocorreu no início de 2023, quando 9.000 cortes de empregos totalizaram cerca de 27.000 pessoas demitidas ao longo de vários meses.

O CEO da Amazon disse que a empresa continua operando “em tempos de mudanças sem precedentes” e vê várias oportunidades de crescimento. Ele observou que, embora a empresa seja um negócio de consumo de quase US$ 500 bilhões, cerca de 80% do segmento de mercado de varejo mundial ainda está em lojas físicas. Da mesma forma, a Amazon vê oportunidades para sua divisão de computação em nuvem à medida que mais empresas migram para a nuvem.

Ele também descreveu a IA generativa como possivelmente “a maior transformação tecnológica desde a nuvem” ou possivelmente desde a internet. Além disso, ele disse: “estamos otimistas de que grande parte dessa IA transformadora do mundo será construída sobre a AWS”.

Embora a maior parte da atenção pública tenha se concentrado em aplicações de IA generativa, como o ChatGPT, Jassy disse em sua carta de quase 5.500 palavras que a Amazon está investindo profundamente em três camadas do que ele descreveu como a pilha GenAI. A camada superior é a camada de aplicação, que inclui um número substancial de aplicações de IA generativa que a Amazon está construindo em seus negócios de consumo, incluindo assistentes de compras alimentados por IA, melhorias na Alexa, melhores capacidades de publicidade e aplicações focadas em vendedores.

“Embora estejamos construindo um número substancial de aplicações de GenAI nós mesmos, a grande maioria será eventualmente construída por outras empresas”, disse Jassy. “No entanto, o que estamos construindo na AWS não é apenas um aplicativo ou modelo básico convincente. Esses serviços da AWS, em todas as três camadas da pilha, compreendem um conjunto de primitivas que democratizam esta próxima fase seminal da IA e capacitarão construtores internos e externos a transformar virtualmente toda experiência do cliente que conhecemos (e inventar outras completamente novas também).”

À medida que a Amazon desenvolve suas capacidades de publicidade, o Prime Video também tem a capacidade de ser um grande negócio lucrativo por si só, disse Jassy. Ele apontou o desenvolvimento contínuo de conteúdo exclusivo, como Thursday Night Football, crescimento em programas de marketplace e a adição de publicidade.

Velocidades e custos de entrega permanecem como prioridades. A arquitetura de atendimento de entrada e a colocação de estoque da empresa são áreas de foco este ano, disse Jassy. Olhando para o resto deste ano e além, disse que a Amazon continuará focada em reduzir seu custo de serviço.

Enaltecendo vendas como o Prime Big Deal Days, o CEO da Amazon acrescentou que a empresa continuará a focar em ser competitiva em preço.

“Ser competitivo em preço é sempre importante, mas especialmente em uma economia incerta, onde os clientes estão cuidadosos com o quanto estão gastando”, disse Jassy.

Imagem: Envato
Nate Delesline III para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *