Operação
CEO expõe fragilidades da Marisa em posts nas redes e engaja equipe
Iniciativa está alinhada com práticas de ESG e tem a intenção de criar uma ligação entre o executivo e os demais funcionários
O CEO da Marisa, João Pinheiro Nogueira Batista, começou a postar fotos de suas visitas às unidades da rede logo após assumir o cargo em fevereiro, em uma ação que visa aproximar-se dos funcionários e gerar engajamento da equipe, segundo informações divulgadas pelo Estadão. No entanto, a situação mudou quando ele fotografou e tornou pública sua ida à loja 708 da Marisa, em Vitória, uma das 90 unidades que não geram caixa e que serão fechadas este ano.
Nogueira Batista agradeceu aos funcionários pela dedicação e esforço, e reforçou o contexto em que a decisão foi tomada, dizendo que faria o possível para aproveitar a equipe em outras lojas. A ação foi vista como positiva por especialistas, que destacam a solidariedade e empatia do CEO em um momento difícil, gerando valor para a empresa em várias frentes, desde o engajamento dos profissionais que mantiveram a vaga, até a percepção de perpetuidade do negócio para credores e fornecedores, passando pelo fortalecimento da marca.
A iniciativa de Nogueira Batista é vista como alinhada às práticas ESG (ligadas à sustentabilidade ambiental, social e de governança, na sigla em inglês), além de ser uma forma de mostrar que a Marisa está caminhando para a resolução de suas dificuldades financeiras, de forma transparente e sem ruptura. Embora essa percepção não se concretize com a mesma assertividade nas lojas, os posts do CEO são importantes para criar uma ligação com os funcionários que permanecem, em vez de gerar críticas por parte dos que saem.
Apesar de ainda ter um longo caminho até se provar viável, a ação do CEO da Marisa é vista como o oposto do que vem acontecendo com outras empresas, como as Americanas, que também tem fechado lojas e feito cortes sem criar interlocução similar com os funcionários por parte das lideranças da empresa. Na opinião de especialistas, a iniciativa de Nogueira Batista gera valor para a Marisa em várias frentes, como a maior empatia e engajamento dos funcionários, a percepção de perpetuidade do negócio para credores e fornecedores e o fortalecimento da marca.
Imagem: Freepik