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E-commerce

Click to pay, novo sistema de pagamentos, é lançado no Brasil

Novidade permite compra online sem digitar dados do cartão

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Pilha de cartões de crédito em cima de celular; cartão de crédito; click to pay

A indústria de cartões lançou na última quarta-feira (21) uma de suas iniciativas mais promissoras para impulsionar as compras online: o sistema click to pay. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), representante do setor de pagamentos eletrônicos, anunciou o início das transações por essa solução padronizada, que agiliza e torna mais seguro o processo de pagamento com cartão em e-commerces.

Desenvolvida pelas bandeiras, essa solução permite que os consumidores realizem pagamentos nos checkouts das lojas virtuais sem precisar digitar os dados de seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, concluindo a compra em poucos cliques. Inicialmente, apenas cartões de crédito estão incluídos, mas em breve os de débito também serão adicionados.

Anteriormente, cada empresa de cartão oferecia sua própria versão desse serviço. No entanto, após um processo de padronização técnica conduzido pela Abecs, em conjunto com discussões em um grupo de trabalho, foram feitas adaptações para o mercado brasileiro. Agora, o click to pay proporciona uma experiência uniforme aos consumidores, independentemente da bandeira do cartão.

De acordo com Nuno Lopes Alves, conselheiro da Abecs e responsável pela coordenação do projeto de padronização e expansão dessa modalidade, essa é uma evolução significativa nos pagamentos online, unindo efetivamente dois aspectos essenciais da indústria de cartões: experiência e segurança. “Todos ganham com este sistema. O consumidor tem uma experiência mais rápida, simples e segura, e o estabelecimento comercial pode converter mais vendas e coibir tentativas de fraude”, destaca.

O funcionamento do click to pay é simples: o cliente opta por essa modalidade de pagamento durante o processo de compra no e-commerce e, em seguida, fornece seu e-mail e passa por um breve processo de autenticação em dois fatores. Após a confirmação, o pagamento é concluído no próprio site, sem a necessidade de inserir informações pessoais ou dados do cartão, uma vez que esses dados já estão na base do sistema, emitidos pela respectiva bandeira. Todas as informações são tokenizadas, ou seja, transformadas em credenciais digitais únicas e criptografadas.

Inicialmente, os funcionários do Banco do Brasil e do Bradesco já têm acesso automático ao click to pay, sem a necessidade de cadastro manual. Outros clientes poderão se cadastrar manualmente em breve, e ao longo da expansão, clientes de outros emissores de cartão serão adicionados ao sistema em massa.

As empresas Amex e Banco Santander também estão planejando integrar-se à expansão do click to pay seguindo o modelo da Abecs. “A expansão do click to pay no Brasil é resultado de uma atuação conjunta do setor, que envolve bandeiras, adquirentes e emissores, na busca por inovação e aperfeiçoamento de soluções para o consumidor e o lojista”, afirma o conselheiro da Abecs. O início das transações via click to pay permitirá que o mercado acompanhe e ajuste a solução ao longo de 2024.

Para as lojas online e o setor de e-commerce em geral, essa modalidade representa um importante impulso para aumentar as taxas de conversão de vendas, reduzindo o abandono de carrinho e mitigando prejuízos com fraudes.

Além disso, nas transações com o click to pay, as lojas online não armazenam dados sensíveis do cartão, já que as transações são tokenizadas, o que pode reduzir obrigações e custos relacionados ao cumprimento de normas internacionais de segurança e prevenção a fraudes.

Embora inicialmente disponível apenas para compras com cartões de crédito, o objetivo é expandir o click to pay para incluir também cartões de débito ao longo do ano. Isso abre caminho para um aumento significativo no uso de cartões de débito em e-commerces.

“A experiência é um ponto importante para o consumidor, mas ele só adota um meio de pagamento se sentir seguro. Acreditamos também no enorme potencial de inclusão digital com a possibilidade do uso do débito, para brasileiros que não têm acesso a crédito”, conclui Lopes Alves.

Pilha de cartões de crédito em cima de celular; cartão de crédito; click to pay

Imagem: Envato