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Como estão se desenvolvendo as previsões de tendências para 2023?

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previsões de tendências para 2023

O Look Ahead da Stylus é uma série de relatórios anuais que apresenta as 30 tendências emergentes que moldam o estilo de vida, produtos e interação de marcas durante o ano. Oferecendo insights críticos, essa série fornece um ponto de partida para o planejamento estratégico. A cada publicação anual, as previsões do ano anterior são revisadas e validadas, analisando como elas se manifestaram nos últimos doze meses. Acompanhe a leitura e veja como cinco previsões de tendências para 2023 identificadas pelos especialistas no Look Ahead 2023 se desenvolveram ao longo do último ano.

Tendência 1: vida descontraída

Destacada por Emilia Morano-Williams, editora de tendências sênior da Stylus, a vida descontraída e a desaceleração são um antídoto para o estresse diário – como ler as notícias sobre a inflação e as manchetes incessantes negativas – e uma das previsões de tendências para 2023. “O que antes era considerado autocuidado – tirar um tempo para relaxar – se tornará uma questão de preservação mental, à medida que a vida descontraída se tornar um indicador de prestígio cultural”, explica ela.

Em abril, o The Nap Ministry (EUA) lançou um baralho de cartas com instruções para práticas destinadas a ajudar indivíduos a se reajustarem e resistirem à cultura da agitação. Em seguida, em junho, a marca Thefalls e o aplicativo de meditação Tide compartilharam uma meditação guiada para realizar enquanto se lava roupa e uma vela para queimar durante as tarefas domésticas. Seguindo isso, as tendências de verão do TikTok destacaram estilos de vida de baixo esforço, tendências que ilustram como os consumidores mais jovens estão optando por rotinas mais descontraídas.

Para 2024, os especialistas em tendências preveem que as pressões financeiras contínuas criarão uma apreciação pelo trabalho árduo, motivada pelos orçamentos apertados dos mais jovens.

Tendência 2: destacando o biodesign

Uma evolução do tema Nature Nurture do Look Ahead 2022, o Biodesign foi uma tendência destacada pelos especialistas em beleza como uma a ser observada em 2023. Desde o surgimento de subculturas centradas no ambiente no TikTok até o uso de biodesign, biomimética e biologia sintética no design de produtos, essa tendência fortalece a conexão entre o mundo natural e as indústrias de beleza, fragrâncias e cuidados pessoais.

Ao longo do último ano, vimos isso se manifestar de várias maneiras. Em janeiro, a empresa de biodesign Geltor (EUA) desenvolveu o NuColl, uma alternativa vegana ao colágeno convencional, produzida por meio de bactérias ou leveduras geneticamente modificadas, para cuidados capilares globais. Em abril, a startup têxtil japonesa-alemã Aizome criou uma linha inovadora de cuidados com a pele, feita a partir da água residual de sua fábrica de tingimento de têxteis, destacando seus processos de produção limpos e oferecendo uma solução comercial para resíduos industriais. E em junho, a marca de beleza britânica Haeckels colaborou com a empresa de ciência de materiais Pangaia (Reino Unido) e a C16 Biosciences (EUA) em um sabonete formulado com uma alternativa de óleo de palma cultivado em laboratório, usando um inovador processo de fermentação para replicar as propriedades do ingrediente.

À medida que avançamos para 2024, veremos uma mudança do consumidor em direção à natureza como fonte de cura. Espere ver marcas promovendo o uso inteligente de ingredientes vegetais poderosos para elevar desde fórmulas e fragrâncias até tecnologia e embalagens como uma das previsões de tendências para 2023 que seguem para 2024.

Tendência 3: avanço de produtos à base de plantas

A popularização do veganismo não é uma notícia de última hora e foi uma das previsões de tendências para 2023. No entanto, o setor está avançando exponencialmente à medida que a ciência, a tecnologia e as novas ofertas de produtos se tornam mais sofisticadas”, sugere Mandy Saven, diretora de conteúdo da Stylus. No relatório de Alimentação e Bebidas Look Ahead 2023, os especialistas destacaram avanços veganos com tecnologia como uma tendência-chave. Bife vegano impresso em 3D, salmão defumado à base de ervilha, “foie gras” de cogumelos e alternativas para laticínios são uns dos destaques.

Exemplos notáveis dessa tendência incluíram o desenvolvimento de uma nova alternativa de alta proteína à base de ervilha à gelatina por cientistas da Universidade de Alberta em julho. A alternativa é uma substituição patenteada que pode transitar facilmente entre um estado líquido e sólido – permitindo seu uso em muitas aplicações alimentares. Em setembro, a startup de tecnologia alimentar austríaca Revo Foods lançou filés de salmão de micélio impressos em 3D na loja vegana da rede de supermercados Rewe, em Viena. Isso marcou a primeira vez que uma alternativa de proteína impressa em 3D esteve disponível em um supermercado da UE. E em outubro, a start-up de laticínios alternativos Bam (EUA) desenvolveu um “leite” à base de trigo-sarraceno cultivado de forma regenerativa e sem glúten.

Um movimento de longa data no espaço alimentar e de bem-estar, os especialistas preveem que os limites da inovação dentro da categoria à base de plantas serão empurrados ainda mais com a ajuda da inteligência artificial enquanto avançamos pelo novo ano.

Tendência 4: celebrando a diversidade e o design diásporico

Narrativas culturais ricas em arte e design tiveram um impacto significativo em 2023 – uma influência que os especialistas em tendências previram pela primeira vez na Direção de Cores e Materiais da Primavera/Verão 23. Esse tema se desenvolveu fortemente na primeira metade de 2023.

Em abril, a marca australiana Breville lançou uma coleção de eletrodomésticos de edição limitada em colaboração com proeminentes artistas aborígenes. Envolvidos em arte artesanal, os produtos de cozinha trazem a cultura visual dos australianos indígenas para um público global mais amplo. Em maio, a galeria de design Kombi, sediada em Nova York, abriu para tornar o design do sul da África mais fácil de se adquirir nos EUA. Sua plataforma online apresenta trabalhos de diversos artistas independentes, variando em etnia, idade, experiências e perspectivas. No auge do verão, uma parceria entre o Walthamstow Football Club de Londres e a William Morris Gallery local culminou em novos uniformes de futebol. Enquanto celebrava a história criativa da área, o projeto também apoiava a comunidade, com os lucros das vendas indo para o time de futebol feminino.

Progredindo para um mundo mais inclusivo, diversificado e acessível, os especialistas em Cores e Materiais da Stylus antecipam uma tendência alegre e que se desenrolará em 2024, promovendo a expressão individual.

Tendência 5: entretenimento adaptativo

“Quando Coda, um filme de amadurecimento sobre a criança ouvinte de pais surdos, venceu o prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2022, destacou a representação de pessoas deficientes como uma oportunidade de crescimento cultural chave em 2023”, escreveu Julia Errens, correspondente de tendências sênior da Stylus, no relatório Look Ahead 2023: Cultura Pop e Mídia. Nele, foi destacado o Entretenimento Adaptativo como uma evolução relevante para as empresas prestarem atenção.

Fevereiro trouxe consigo um momento decisivo na representação cultural de surdos: Justina Miles, intérprete de Língua de Sinais Americana, tornou-se a primeira mulher surda a realizar a interpretação durante os shows pré-jogo e no intervalo do Super Bowl. Em março, a desenvolvedora de jogos australiana Vercidium adicionou o Modo Surdo ao seu jogo de tiro em primeira pessoa, Sector’s Edge. O recurso usa rastreamento de raios e cores para adicionar visualização sonora ao jogo, para que os jogadores possam antecipar o que está por vir. E, a edição de maio da British Vogue, apresentou 19 capas com estrelas deficientes, incluindo figuras dos mundos do cinema, mídia social, publicação e esportes. O editor-chefe na época do lançamento, Edward Enninful, chamou o processo de produção das capas de “uma educação necessária e atrasada para todos”.

Com até 16% da população mundial experimentando deficiência significativa e com a deficiência afetando estimados 73% dos consumidores em todo o mundo, a necessidade de práticas contínuas acessíveis e inclusivas por parte das empresas – agora e no futuro – é clara.

Esses são apenas cinco exemplos das previsões de tendências para 2023 que os especialistas da Stylus destacaram na série de relatórios Look Ahead 2023 e como elas progrediram nos últimos meses.

Informações: Stylus/ Tradução livre: Central do Varejo
Imagem: Envato

 

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