E-commerce
Compras online diárias recuam 12 pontos percentuais em um ano nos EUA
A proporção de consumidores que fazem compras online diariamente caiu 12 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando de 21% para 9%, segundo pesquisa da Salsify com cerca de 3 mil consumidores dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
De acordo com o levantamento, o ambiente econômico desafiador tem levado consumidores a comparar preços com mais atenção, movimento apontado por 39% dos entrevistados. Outros 38% afirmaram ter reduzido gastos em determinadas categorias de produtos, enquanto 37% disseram estar buscando alternativas mais acessíveis.
O uso de ferramentas de inteligência artificial no processo de compra ainda é limitado. Embora 22% dos respondentes utilizem IA para pesquisar produtos, apenas 14% afirmam confiar nessas ferramentas a ponto de usá-las regularmente. Um terço dos entrevistados declarou não utilizar ferramentas de compra com IA.
A pesquisa também indica mudanças nos canais de compra. A proporção de consumidores que compram novos produtos em lojas físicas aumentou 11 pontos percentuais na comparação anual, chegando a 69%. Já os marketplaces online e sites de varejistas registraram crescimento de 2 e 3 pontos percentuais, respectivamente. Por outro lado, as compras via redes sociais, em plataformas como TikTok e Instagram, recuaram 12 pontos percentuais em relação ao ano anterior, atingindo 22%.
Entre os consumidores que continuam comprando por meio de aplicativos de redes sociais, um terço pertence à Geração Z e outro terço aos millennials. Segundo o levantamento, 23% dos integrantes da Geração X e 22% dos baby boomers realizam compras por esses aplicativos.
“Os consumidores estão recalibrando. Estão sendo seletivos, verificando cada detalhe e esperam informações de produto que lhes deem confiança desde o início”, afirmou Dom Scarlett, diretor de pesquisa da Salsify, em comunicado à imprensa. “Quando o conteúdo não atende às expectativas, eles desistem.”
Outras pesquisas indicam que consumidores mais jovens mantêm frequência de compras presenciais. Levantamento da Adyen com mais de 2 mil consumidores nos Estados Unidos aponta que quase três quartos da Geração Z fazem compras em lojas físicas ao menos uma vez por semana, e a maioria considera a atividade uma experiência.
Apesar da queda nas compras online diárias identificada pela Salsify, as vendas no comércio eletrônico cresceram durante a temporada de fim de ano. Entre 1º de novembro e 31 de dezembro, consumidores norte-americanos gastaram US$ 257,8 bilhões online, alta de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo análise da Adobe Analytics. O relatório também aponta que consumidores que utilizaram ferramentas de IA generativa impulsionaram um aumento de 693,4% no tráfego para sites de varejo na comparação anual.
Em linha com os dados da Salsify, a Gartner também identificou desconfiança em relação às ferramentas de compra baseadas em IA. Em pesquisa com 377 consumidores divulgada em setembro, a empresa constatou que 53% afirmaram não confiar nos resultados de busca gerados por inteligência artificial. Além disso, 61% dos entrevistados disseram querer a opção de desativar resumos produzidos por IA.
Imagem: Freepik
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo
