• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Marketing

Ligado ao aumento do custo de vida, 'Recession Core' se torna tendência
Advertisement

Marketing

Eletromidia e JCDecaux anunciam iniciativa conjunta para padronização de métricas em OOH

Colunistas Inovação Marketing

Tendências de IA que estão transformando o Trade Marketing

Marketing

Krispy Kreme promove ação com Papais Noéis em unidade de São Paulo

Marketing

Skims estreia em entretenimento ao vivo com live no TikTok

Marketing

O Boticário e Uber Advertising lançam ação que direciona usuários para lojas durante viagens de Uber

E-commerce Marketing

Amazon Brasil retoma campanha “Natalversário” com cupons especiais e conteúdo digital

Marketing

Stanley 1913 e Lionel Messi lançam terceira fase da colaboração com a coleção GOAT Black

Marketing

Decathlon lança campanha de Natal com foco em conexão por meio do esporte

Colunistas Marketing

Cantar no Shopping? Sim, já é possível!

Marketing

Ligado ao aumento do custo de vida, ‘Recession Core’ se torna tendência

Caracterizada por cores neutras, peças atemporais, looks confortáveis e de fácil montagem, tendência vem alterando modo de consumir

Publicado

3 anos atrás

on

23 de maio, 2023

Por

Redação

Recession Core é uma tendência que surgiu nesta temporada, caracterizada por cores neutras, peças atemporais, looks confortáveis e de fácil montagem. Embora esteja relacionado à recessão econômica, não se limita apenas a isso. A crise do custo de vida, especialmente na Europa, levou as pessoas a gastarem menos e procurarem opções mais acessíveis, o que impulsionou o surgimento desse estilo. Os executivos do mercado da moda preveem que a inflação resultará em aumentos de custos, como algodão e caxemira, levando os consumidores a adotarem uma abordagem mais econômica.

O termo representa uma reinvenção da roupa formal, com um visual mais fluido em termos de gênero. As peças discretas e atemporais, combinadas com cores neutras, oferecem conforto e elegância. Esse estilo vai contra a tendência prévia do “dopamine dressing”, que se caracterizava por cores vibrantes e alegres. O Recession Core valoriza poucos acessórios, permite a repetição de peças e apresenta cabelos e maquiagem mais naturais e funcionais.

Uma expressão relacionada ao Recession Core é o Quiet Luxury, ou “luxo silencioso”. Ambos surgem como consequência do contexto de crise, mas o Quiet Luxury é considerado extremamente sofisticado. Esses movimentos surgiram durante a pandemia e se intensificaram com as previsões de recessão econômica. Pessoas de classes sociais mais elevadas adotaram a ideia de não ostentar tanto o dinheiro, o que se alinha com essas tendências. Os itens escolhidos são discretos, atemporais e com acessórios pontuais, destacando-se pela alta qualidade dos materiais e pela durabilidade.

Uma mudança importante em relação às tendências anteriores é a paleta de cores. Embora o Brasil seja conhecido por suas roupas coloridas e estampadas, as tendências atuais, especialmente nas lojas de departamento e fast fashion, estão mais voltadas para cores como bege e cinza. As peças são confortáveis, adequadas para o dia a dia e práticas, com a garantia de que poderão ser usadas durante um ou dois anos em meio à recessão econômica. Essa tendência pode ser observada nos desfiles de marcas como Chanel, Gucci e Miu Miu, embora esses sejam voltados para o mercado de luxo.

As redes sociais, especialmente o TikTok, desempenharam um papel significativo na popularização do Recession Core e do Quiet Luxury. No ano passado, surgiram diversas microestéticas e microtendências, impulsionadas pela plataforma. As pessoas estavam procurando uma tendência mais atemporal e fácil de seguir em meio a um cenário de incertezas. O Recession Core surgiu como uma resposta a essa necessidade de segurança em relação às peças de roupa, sendo adequado para uso a longo prazo.

É importante ressaltar que nem todos os consumidores adotam essas tendências de forma consciente. Alguns estão mais atentos às questões econômicas na hora de fazer compras, enquanto outros veem essas tendências como substituíveis e não as adotam como um estilo de vida.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Exclusivo: A estratégia da Catupiry para ir além do clássico requeijão

Não perca

Arezzo elege Oscar Freire como QG em movimento ousado no varejo

Continue Reading

Você pode gostar

  • A loja não é um ponto de venda, é o ativo estratégico da aceleração digital

  • Nestlé Health Science lança ecossistema digital no Brasil

  • OOH OOH

    Eletromidia e JCDecaux anunciam iniciativa conjunta para padronização de métricas em OOH

  • trimestre de ouro; fim de ano; consumidores trimestre de ouro; fim de ano; consumidores

    Consumidores demonstram pessimismo com a economia, mas mantêm ritmo de compras nos Estados Unidos

  • Como vender na Temu Como vender na Temu

    Como vender na Temu: guia completo

  • Lojas automatizadas: eficiência é a experiência

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Colunistas2 horas atrás

A loja não é um ponto de venda, é o ativo estratégico da aceleração digital

Comportamento15 horas atrás

Millennials são os que mais compram flores no Brasil

Inovação17 horas atrás

Nestlé Health Science lança ecossistema digital no Brasil

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.