Economia
Consumo de sorvetes cresceu 15% no Brasil em 2023
De acordo com associação, ondas de calor influenciaram diretamente no resultado positivo
As ondas de calor causadas pelo fenômeno El Niño fizeram com que os brasileiros estejam consumindo mais sorvetes. No ano passado, o consumo de sorvetes no país aumentou 15%, totalizando 438 milhões de litros. Para 2024, o setor espera um crescimento adicional de 5%.
De acordo com a Abrasorvete, associação que representa fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas de sorvete, esses números são impulsionados tanto pelo clima quente, especialmente em 2023, considerado o ano mais quente desde 1961 de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, quanto pelo lançamento de novos produtos e sabores pelas empresas, alcançando assim um público maior.
“Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima foi bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que ampliaram consideravelmente as vendas”, comentou Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.
Apesar de os dois maiores fabricantes — Froneri, produtora dos sorvetes Nestlé, e Unilever, fabricante dos sorvetes Kibon — não serem membros da associação, os números da Abrasorvete representam toda a indústria. As vendas de açaí e sorvetes de massa servidos em casquinhas em sorveterias não estão incluídas nesses dados, o que elevaria o consumo total para 600 milhões de litros por ano.
Com um faturamento anual de R$ 16,5 bilhões, a indústria tem previsão de atingir R$ 20 bilhões até 2028, um crescimento de 21%. Em uma década, a meta do setor, estabelecida na campanha “50 em 10”, é aumentar o consumo de sorvetes no Brasil em pelo menos 50% nos próximos dez anos.
Para atrair novos consumidores e melhorar a margem de lucro, a indústria tem diversificado seu portfólio, incluindo ingredientes como pistaches, avelãs e caramelos salgados.
Além disso, a indústria está expandindo suas linhas de produtos, lançando bebidas geladas, bolos e outros doces para aumentar o faturamento fora da temporada de verão, quando o consumo de sorvete é maior.
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