Economia
Consumo na América Latina cresce pelo 10º trimestre seguido

O setor de bens de consumo massivo na América Latina registrou crescimento pelo décimo trimestre seguido, segundo dados do estudo Consumer Insights 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator. O levantamento mostra que, no primeiro trimestre de 2025, o avanço médio foi de 1,7% na região, o maior período contínuo de crescimento da série histórica.
O resultado foi impulsionado por uma combinação entre diversificação de canais e priorização de gastos por parte dos consumidores. A região norte do continente segue liderando o crescimento, com destaque para o desempenho das marcas próprias, que cresceram em volume em diversos mercados: 5,7% na América Central, 5,2% na Colômbia, 2,3% no Equador e 2,2% no México.
O relatório também aponta que a alta acumulada de preços no setor (15% no primeiro trimestre de 2025) levou os consumidores latino-americanos a reorganizarem seus hábitos de compra. O número médio de canais utilizados subiu de 8,9 para 9,5, as compras se tornaram menos frequentes e mais planejadas, e houve maior busca por custo-benefício. Nesse cenário, as marcas próprias cresceram 13% em unidades e os canais modernos tiveram alta de 3%.
Mesmo com a reorganização dos hábitos de consumo, aumentou a proporção de lares classificados como Comfortable, com maior capacidade de compra. Em média, esse grupo passou de 23% em 2024 para 26% em 2025. Alguns países apresentaram aumentos expressivos, como Argentina (de 15% para 25%), México (de 25% para 32%) e Peru (de 18% para 24%).
As categorias de Bebidas e Cuidados Pessoais apresentaram destaque no início do ano. Entre as bebidas, houve crescimento de penetração em produtos como chás prontos para beber (+4,1 pontos percentuais) e águas (+5,4 pontos). Já na categoria de cuidados pessoais, observou-se aumento de frequência de compra de itens como hidratantes (+5,1%) e produtos de skincare (+5,9%).
No total, 87% das categorias monitoradas registraram ganho de penetração, 15% apresentaram aumento de frequência de compra e 28% cresceram simultaneamente tanto entre marcas próprias quanto entre marcas premium.
O relatório Consumer Insights acompanha o comportamento de consumo na América Latina com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. A edição referente ao primeiro trimestre de 2025 considerou 14.220 entrevistas realizadas em nove mercados: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Imagem: Envato