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Inovação

DHL e Adidas lançam centro de distribuição no sul de Minas

CD de 40 mil m² custou R$ 70 milhões e será lançado ainda neste mês

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Centro de distribuição da DHL e Adidas em Extrema (MG)

A DHL Supply Chain e a Adidas celebraram a inauguração de um dos mais avançados centros de distribuição do Brasil, localizado em Extrema, no sul de Minas Gerais. Com um investimento superior a R$ 70 milhões, as instalações foram meticulosamente construídas para este fim, integrando tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis desde a sua concepção.

O novo CD, com uma área de aproximadamente 40 mil m², será o principal ponto de distribuição da Adidas no país, atendendo de maneira sinérgica às demandas do e-commerce, varejo e lojas próprias. Este projeto logístico foi desenhado para proporcionar maior agilidade, eficiência e incorporação de tecnologia de ponta. Com capacidade para abrigar 50 mil produtos distintos e 5 milhões de itens, este é um dos maiores estoques esportivos do Brasil, incluindo uma ampla gama de roupas, calçados e acessórios.

Além disso, as instalações já operam com o certificado sustentável LEED, reconhecimento concedido pelas práticas de economia de energia e reutilização de resíduos. Nos próximos meses, está prevista a instalação de uma usina solar no telhado, visando gerar 35% da energia consumida no local. A construção do CD também teve um impacto positivo na economia local, gerando 400 empregos diretos em Extrema, com parte da equipe proveniente de outras operações da Adidas.

Gabriela Guimarães, vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain, destaca que “este novo CD representa uma visão inovadora para a logística da Adidas no Brasil, aproveitando as condições ideais da região e implementando um fluxo operacional inteligente e tecnologicamente avançado. Isso resultará em entregas mais rápidas, confiáveis e eficientes. Estamos criando uma das operações mais modernas do país, com quase total automação em três processos: movimentação de carga no armazém, separação de pedidos no e-commerce e embalagem”.

André Biancardini, diretor sênior de Gestão da Cadeia de Suprimentos na Adidas Brasil, afirma que “o novo centro de distribuição nos fornece uma plataforma sólida para o crescimento previsto da empresa nos próximos anos”. “A mudança para Extrema nos aproxima dos nossos principais clientes na região e nos permite adotar mais tecnologia e automação, com um forte foco em sustentabilidade”, acrescenta o executivo.

O novo hub logístico da Adidas entra em operação com quatro tecnologias avançadas. Primeiramente, destaca-se o sistema de gestão de estoque (WMS), uma versão de última geração que oferece vantagens como execução em nuvem, eliminação de paradas para atualizações e alta precisão para estoques omnichannel.

Adicionalmente, o armazém está equipado com esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de cargas. Somando-se a isso, há um equipamento automatizado de separação, responsável por preparar os produtos para envio, e um robô encarregado de embalar os itens, especialmente para o setor de e-commerce. Para reduzir resíduos não-biodegradáveis, as embalagens são principalmente compostas por papel.

“É importante ressaltar que a automação, por si só, não garante os resultados desejados. É essencial um planejamento logístico sólido, processos bem definidos e uma equipe capacitada e experiente para garantir que os equipamentos melhorem efetivamente a escala e a agilidade das operações”, analisa Gabriela.

Ela enfatiza que o centro de distribuição é suportado pela torre de controle da DHL, responsável por supervisionar as operações e fornecer dados e insights valiosos para o aprimoramento contínuo do negócio.

“A partir dessas informações, nossa intenção é revisar constantemente o ecossistema logístico da Adidas, aprimorando nossos níveis de serviço e desenvolvendo novos projetos”, conclui Gabriela.

Centro de distribuição da DHL e Adidas em Extrema (MG)

Imagem: Divulgação/DHL