E-commerce
Dia do E-commerce: associação lança data especial do setor
Data é iniciativa para celebrar crescimento do comércio eletrônico e enaltecer profissionais, diz presidente da ABComm
Março, já conhecido como um mês de movimentação comercial devido ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8) e ao Dia do Consumidor (dia 15), ganha agora uma nova data para comemorar: o Dia do E-commerce.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) anunciou que o dia 12 de março será dedicado a homenagear os profissionais do setor e impulsionar ainda mais a economia brasileira.
A data foi escolhida pela associação em referência à criação da World Wide Web, interface que deu origem ao que conhecemos como “rede mundial de computadores”, elaborada pelo cientista da computação Tim Berners-Lee e que iniciou suas operações no dia 12 de março de 1989.
O presidente da ABComm, Maurício Salvador, destacou a importância da data para celebrar o comércio eletrônico e reconhecer o trabalho dos profissionais que contribuem para o avanço do segmento no Brasil.
“Já são mais de 90 milhões de brasileiros que se beneficiam com a comodidade e praticidade do e-commerce. Por trás de toda essa complexidade logística e tecnológica, existem profissionais e empreendedores que tornam isso possível”, afirmou.
Dados divulgados pela ABComm revelam um crescimento significativo no mercado de e-commerce nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, o faturamento dobrou, com mais de 50% dos pedidos feitos por dispositivos móveis. Atualmente, o e-commerce já representa mais de 10% das vendas totais do varejo, ultrapassando a marca dos R$ 185,7 bilhões no ano passado.
Maurício Salvador acredita que esses números refletem um rápido crescimento do setor de e-commerce no Brasil. “Há uma mudança de comportamento sólida dos usuários, que passaram a confiar mais no canal virtual. Isso faz com que o consumidor compre cada vez mais e movimente a economia da alimentação, beleza, saúde, decoração, dos eletrônicos, entre outros mercados”, explica.
Imagem: Freepik