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E-commerce

E-commerce deve movimentar R$ 17,9 bilhões no Natal

De acordo com pesquisa da ABComm, consumidor deve gastar aproximadamente R$ 460 em presentes na data

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Família colocando decoração de natal em árvore com filho pequeno

O Natal é uma das celebrações mais importantes para o comércio e para economia do mundo, e também do Brasil. A data é conhecida por movimentar o comércio, uma vez que presentes, decoração, roupas e alimentos são muito visados nessa época. Nesse contexto, uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostra que as vendas do e-commerce no natal devem atingir os R$ 17,9 bilhões, entre os dias 20 e 25 de dezembro. Esse número representa aumento de 3,32% em relação ao mesmo período de 2022, que foi de R$ 17,32 bilhões.

De acordo com o levantamento, cada consumidor está disposto a gastar cerca de R$ 460 em compras com presentes neste ano. No ano passado, a média foi de R$ 450, o que mostra um pequeno aumento. 

A pesquisa também aponta que o número de pedidos de produtos online deve chegar a 39 milhões, mais que os 38,5 milhões registrados no Natal de 2022 e o maior desde 2018. Segundo a associação, as principais categorias de produtos vendidos para a comemoração serão: eletrônicos, eletrodomésticos, moda, brinquedos e telefonia.

“O espírito natalino está presente em lojas e sites. Promoções, decorações e lançamentos atrativos são boas alternativas para conquistar clientes e alavancar as vendas. Este momento especial exige que o empresário tenha mais produtos disponíveis e um bom estoque garantido. A facilidade das compras on-line também ajuda a fortalecer as vendas e garante mais lucro para os lojistas”, explica Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Outra pesquisa mostra um cenário semelhante. De acordo com a Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no Natal de 2023 devem ter alta, porém, ainda menor que o período anterior à pandemia. O crescimento desse ano deve ser de 5,6% em relação ao ano passado, com faturamento de R$ 68,9 bilhões. Considerando os números de 2019, último ano antes da pandemia, o faturamento foi de R$ 70,8 bilhões.

Imagem: Envato