E-commerce
eBay ganha espaço com economia circular e ‘roupas imperfeitas’
Levantamento feito pela empresa mostra que 95% dos millennials usam peças de segunda mão e 90% adquirem artigos usados
O eBay tem sido uma força motriz na tendência recente de roupas de segunda mão, como mostra a Retail Gazette. A gerente geral de moda global do mercado no Reino Unido, Kirsty Keoghan, revela que houve uma “grande mudança na percepção das pessoas sobre compras de itens usados, particularmente na moda”. O eBay ajudou a remover estigmas ao patrocinar a Love Island nos últimos dois anos. Keoghan acredita que o “efeito Love Island” está removendo o estigma em torno da compra de roupas de segunda mão. A parceria reforçou o tráfego do gigante online do Google, com 881% mais buscas por ‘eBay preloved’ e 359% mais por ‘eBay preloved clothes’ em comparação com antes do show.
Os dados do eBay agora mostram que 95% dos millennials compram roupas de segunda mão. A pesquisa do eBay revelou que 90% de seus consumidores adquirem artigos usados de alguma forma. Embora o desejo de ser mais sustentável esteja influenciando alguns compradores a ter produtos de segunda mão, Keoghan diz que há outro fator importante por trás dessa tendência: o valor. Os itens recondicionados são “mais valiosos”, com a economia de mercadorias do aterro fornecendo um benefício secundário para alguns compradores.
O eBay ajudou a “remover as barreiras para marcas menores sem alcance ou recursos” para abraçar a moda circular. Também está ajudando grandes marcas. O programa do eBay oferece aos varejistas um canal para vender seu estoque de final de temporada, algo que Keoghan diz que as empresas têm lutado. O marketplace também lançou a coleção Imperfects, que oferece roupas e sapatos considerados novos, mas com defeitos, de mais de 100 estilistas de alta e alta moda.
Marcas como North Face, Off White, Puma, Fila e Timberland vendem imperfeitos com até 60% de desconto no eBay por meio da iniciativa lançada em abril passado. O eBay destaca claramente as falhas para os clientes antes que os itens sejam vendidos por meio da iniciativa Imperfects. Uma série de varejistas entrou no espaço de revenda nos últimos anos, de PrettyLittleThing a Levi’s, que Keoghan dá as boas-vindas. Ela diz que essa tendência está gerando muitas mudanças em todo o setor. “Não vimos nada tão grande quanto recomeçar, impulsionando a economia circular para marcas de moda”.
Imagem: Freepik