Connect with us

Inovação

Edtech baiana investe em IA para facilitar vida dos alunos

Cubos Academy anunciou tecnologia que ajuda estudante a solucionar problemas

Published

on

Mulher negra estudando em casa; edtech usa IA para ajudar alunos

A Cubos Academy, edtech com foco em programação, lançou na última segunda-feira (11) uma solução para alunos que não se sentem confortáveis em fazer perguntas em voz alta na sala de aula. A Emy, produto apresentado pela startup de educação, é uma inteligência artificial que tira as dúvidas dos estudantes.

De acordo com a edtech, a tecnologia já estava em operação antes do lançamento oficial e conta com aprovação de 96% dos alunos. Agora, a Cubos Academy estuda a possibilidade de abrir o produto para testes gratuitos.

O CEO da Cubos Academy, José Messias Júnior, afirma que a metodologia da edtech consiste em aulas assíncronas, onde os alunos assistem aos vídeos ao mesmo tempo em que tiram dúvidas com professores e monitores. O desenvolvimento da IA surgiu porque muitos estudantes tinham vergonha de fazer perguntas.

A base de dados da inteligência artificial é alimentada com todas as informações contidas nos cursos da edtech, além de ser testada inicialmente pelos funcionários, depois por parte das turmas e, por fim, utilizada por todos os alunos. A IA consegue identificar o aluno que está assistindo à aula, o curso que ele estuda e em qual momento do vídeo ele está. Ou seja, é uma tecnologia que não precisa de comandos específicos, como o ChatGPT.

No primeiro momento, a IA direciona o estudante a encontrar sozinho a resposta para o problema. Se, porventura, o aluno continuar a ter dúvidas, a tecnologia informa a solução para sua pergunta. A Cubos Academy considera a experiência semelhante a de uma aula particular e aponta que, se o aluno preferir, pode fazer o questionamento ao professor, de maneira mais tradicional.

Mulher negra estudando em casa; edtech usa IA para ajudar alunos

Segundo a edtech, a resposta dos usuários em relação à inteligência artificial vem sendo bastante positiva, com aprovação de 96% e 70% dos alunos afirmando resolverem os problemas melhor do que antes.

Partindo deste projeto, a Cubos Academy investe em novas funcionalidades com base em IA. Já em desenvolvimento, estão previstos projetos que incluem resumos de aulas, identificação de erros nos códigos programas pelos alunos e sugestão de exercícios baseados nas dificuldades de cada estudante.

Nascida em 2020 em Salvador, a Cubos Academy tem como objetivo principal oferecer serviços de tecnologia para outras empresas. A edtech tem cerca de 2 mil estudantes ativos em seus cursos, além de ter feito parcerias com empresas conceituadas, como Nubank e iFood, e ter passado por três rodadas de captação de investimentos.

A ideia da startup com a inteligência artificial Emy, além de fazer com que a formação dos estudantes seja ainda mais completa, é se tornar mais escalável, com a expectativa de dobrar o número de alunos.

Imagem: Envato