• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado
Advertisement

Economia

Venda de drinks no frio cresce até 19%

Economia

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

Economia

Governo eleva imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos

Economia

Boletim Focus: previsão do IPCA recua pela quinta semana seguida

Economia

IPCA-15 é de 0,26% em junho, com diminuição nos preços dos alimentos

Economia

Mastercard relança no Brasil plataforma de monitoramento de gastos no varejo

Economia

Taxa de juros deve ser mantida a 15% ao ano, diz BC

Economia

Intenção de Consumo das Famílias cresce em junho, aponta CNC

Economia

Consumidores chineses adotam consumo cauteloso em meio à desaceleração econômica

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado

Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar queda, e marcas acumulam perdas de R$339 bi

Publicado

2 anos atrás

on

17 de abril, 2023

Por

Redação

Nos últimos dois anos, as empresas de varejo viram uma desvalorização de ações na Bolsa de R$339,6 bilhões, uma perda comparável ao Produto Interno Bruto do Uruguai. Esse resultado negativo foi causado pela combinação de juros altos, inflação elevada e renda estagnada, que enfraqueceram as vendas e o poder de compra dos brasileiros. Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar a queda do comércio varejista, que tem reflexos diretos na atividade econômica como um todo.

O comércio varejista é uma fatia importante da economia, uma vez que responde por uma parcela significativa do consumo das famílias, responsável por 60% do PIB brasileiro. Além disso, o setor é fundamental para a produção da indústria e para a taxa de desemprego no país. O varejo também é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho e emprega cerca de 20% dos trabalhadores formais da economia. Além disso, o setor tem um impacto significativo na arrecadação de impostos, em especial o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O valor de mercado de um grupo de 20 varejistas com ações na Bolsa foi calculado pelo economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e noticiado em primeira mão pelo Estadão. Ao final de 2020, essas empresas valiam R$ 527,810 bilhões, mas em dezembro do mesmo ano, essa cifra havia caído para R$ 188,149 bilhões, acumulando uma perda de quase dois terços (64%).

Bentes comparou o desempenho recente das empresas do varejo com o que aconteceu no passado, destacando o “ciclo de ouro” que o comércio viveu entre 2004 e 2014, quando o volume de vendas crescia em média 7% ao ano. No entanto, de 2015 até o final de 2020, as vendas recuaram, em média, 0,1% ao ano.

A avaliação de Bentes é de que a deterioração das condições de consumo, como inflação e endividamento em alta, renda e emprego estagnados e, sobretudo, o juro básico, atualmente em 13,75% ao ano, fixado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, é o pano de fundo que explica a queda no valor das ações.

Embora a crise na Americanas tenha influenciado os resultados, o estudo do economista mostra que em 24 meses até março deste ano, as ações de um grupo ainda maior de 23 varejistas, incluindo mais três companhias – Assaí, Mobly e Westwing, que não estavam na Bolsa no final de 2020 – recuaram, em média, 59,3% no período. Os cálculos consideraram os volumes negociados das ações. As empresas com as maiores quedas nas ações foram a Americanas, seguida pela Mobly, Westwing, Marisa, Via e Magazine Luiza.

Leia também:

Oral Brasil lança “Projeto SP” e deve abrir 20 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Desde 2020, Makro passou de 62 para apenas 8 unidades no Brasil

Não perca

Para SBVC, competição entre varejo nacional e lojas chinesas é injusta

Continue Reading

Você pode gostar

  • WhatsApp WhatsApp

    Plataforma de IA transforma WhatsApp em canal de vendas

  • Etapp Etapp

    ETAPP anuncia ex-Estrella Galicia como novo diretor comercial

  • crédito crédito

    Startup apresenta modelo de jornada de crédito alinhado à nova regulação do BaaS

  • franquia que trabalha sozinha; franquias seguras franquia que trabalha sozinha; franquias seguras

    Franquias seguras: por que o franchising é mais seguro e rentável?

  • conteúdo visual, vídeos de avaliações conteúdo visual, vídeos de avaliações

    Economia de criadores digitais cresce no Brasil

  • Retail Together Retail Together

    Retail Together é tema da NRF Paris 2025, mas o que isso significa?

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
WhatsApp
Inovação15 horas atrás

Plataforma de IA transforma WhatsApp em canal de vendas

Etapp
Operação2 dias atrás

ETAPP anuncia ex-Estrella Galicia como novo diretor comercial

crédito
Inovação2 dias atrás

Startup apresenta modelo de jornada de crédito alinhado à nova regulação do BaaS

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação