• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado
Advertisement

Economia

BC mantém Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva

Economia

Mercado financeiro reduz projeções de inflação e eleva expectativa de crescimento do PIB

Economia

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Economia

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

Economia

PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Economia

Ibovespa supera 161 mil pontos pela primeira vez

Economia

Boletim Focus aponta redução na estimativa de inflação para 2025

Economia

Prévia de novembro coloca finalmente inflação dentro da meta do governo

Economia

Lula sanciona isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado

Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar queda, e marcas acumulam perdas de R$339 bi

Publicado

3 anos atrás

on

17 de abril, 2023

Por

Redação

Nos últimos dois anos, as empresas de varejo viram uma desvalorização de ações na Bolsa de R$339,6 bilhões, uma perda comparável ao Produto Interno Bruto do Uruguai. Esse resultado negativo foi causado pela combinação de juros altos, inflação elevada e renda estagnada, que enfraqueceram as vendas e o poder de compra dos brasileiros. Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar a queda do comércio varejista, que tem reflexos diretos na atividade econômica como um todo.

O comércio varejista é uma fatia importante da economia, uma vez que responde por uma parcela significativa do consumo das famílias, responsável por 60% do PIB brasileiro. Além disso, o setor é fundamental para a produção da indústria e para a taxa de desemprego no país. O varejo também é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho e emprega cerca de 20% dos trabalhadores formais da economia. Além disso, o setor tem um impacto significativo na arrecadação de impostos, em especial o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O valor de mercado de um grupo de 20 varejistas com ações na Bolsa foi calculado pelo economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e noticiado em primeira mão pelo Estadão. Ao final de 2020, essas empresas valiam R$ 527,810 bilhões, mas em dezembro do mesmo ano, essa cifra havia caído para R$ 188,149 bilhões, acumulando uma perda de quase dois terços (64%).

Bentes comparou o desempenho recente das empresas do varejo com o que aconteceu no passado, destacando o “ciclo de ouro” que o comércio viveu entre 2004 e 2014, quando o volume de vendas crescia em média 7% ao ano. No entanto, de 2015 até o final de 2020, as vendas recuaram, em média, 0,1% ao ano.

A avaliação de Bentes é de que a deterioração das condições de consumo, como inflação e endividamento em alta, renda e emprego estagnados e, sobretudo, o juro básico, atualmente em 13,75% ao ano, fixado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, é o pano de fundo que explica a queda no valor das ações.

Embora a crise na Americanas tenha influenciado os resultados, o estudo do economista mostra que em 24 meses até março deste ano, as ações de um grupo ainda maior de 23 varejistas, incluindo mais três companhias – Assaí, Mobly e Westwing, que não estavam na Bolsa no final de 2020 – recuaram, em média, 59,3% no período. Os cálculos consideraram os volumes negociados das ações. As empresas com as maiores quedas nas ações foram a Americanas, seguida pela Mobly, Westwing, Marisa, Via e Magazine Luiza.

Leia também:

Oral Brasil lança “Projeto SP” e deve abrir 20 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Desde 2020, Makro passou de 62 para apenas 8 unidades no Brasil

Não perca

Para SBVC, competição entre varejo nacional e lojas chinesas é injusta

Continue Reading

Você pode gostar

  • Prosegur Prosegur

    Prosegur Cash e Inter anunciam parceria para oferecer Saque Pix a varejistas em todo o país

  • erros erros

    Erros de preço estimados em R$ 19 bilhões no e-commerce motivam criação da LUKRE pelo theGarage

  • crise de crédito na indústria; dezembro crise de crédito na indústria; dezembro

    Dezembro: o melhor momento para tirar o sonho de empreender do papel

  • Skims Skims

    Skims estreia em entretenimento ao vivo com live no TikTok

  • Delegação Central do Varejo no Grand Central Market; NRF Delegação Central do Varejo no Grand Central Market; NRF

    NRF 2026 com a Central do Varejo: o ecossistema que impulsiona a evolução do varejo brasileiro

  • Mulher jovem fazendo compras online com cartão de crédito; black friday, app commerce; DOC Mulher jovem fazendo compras online com cartão de crédito; black friday, app commerce; DOC

    Black Friday e Cyber Monday 2025 registram aumento nas transações, aponta Visa

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Prosegur
Operação8 horas atrás

Prosegur Cash e Inter anunciam parceria para oferecer Saque Pix a varejistas em todo o país

erros
E-commerce10 horas atrás

Erros de preço estimados em R$ 19 bilhões no e-commerce motivam criação da LUKRE pelo theGarage

crise de crédito na indústria; dezembro
Colunistas13 horas atrás

Dezembro: o melhor momento para tirar o sonho de empreender do papel

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.