• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado
Advertisement

Economia Operação

PEC da jornada de trabalho 4x3 preocupa setor varejista de shoppings, afirma ABLOS

Economia

Projeção da inflação desacelera pela 5ª semana consecutiva

Economia

Consumo com vale-alimentação e vale-refeição cresce em abril

Economia

Alckmin prevê R$ 16 bi em movimentação no varejo

Economia

Vendas no varejo crescem em abril, aponta índice da Stone

Economia

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

Economia

EUA e China suspendem tarifas e iniciam trégua comercial de 90 dias

Economia

Varejo registra queda em abril, mas mantém crescimento anual

Economia

Projeção da inflação cai pela quarta semana seguida

Economia

Em dois anos, empresas do varejo perdem 64% do valor de mercado

Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar queda, e marcas acumulam perdas de R$339 bi

Publicado

2 anos atrás

on

17 de abril, 2023

Por

Redação

Nos últimos dois anos, as empresas de varejo viram uma desvalorização de ações na Bolsa de R$339,6 bilhões, uma perda comparável ao Produto Interno Bruto do Uruguai. Esse resultado negativo foi causado pela combinação de juros altos, inflação elevada e renda estagnada, que enfraqueceram as vendas e o poder de compra dos brasileiros. Mesmo o aumento das vendas online durante a pandemia não conseguiu atenuar a queda do comércio varejista, que tem reflexos diretos na atividade econômica como um todo.

O comércio varejista é uma fatia importante da economia, uma vez que responde por uma parcela significativa do consumo das famílias, responsável por 60% do PIB brasileiro. Além disso, o setor é fundamental para a produção da indústria e para a taxa de desemprego no país. O varejo também é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho e emprega cerca de 20% dos trabalhadores formais da economia. Além disso, o setor tem um impacto significativo na arrecadação de impostos, em especial o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O valor de mercado de um grupo de 20 varejistas com ações na Bolsa foi calculado pelo economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e noticiado em primeira mão pelo Estadão. Ao final de 2020, essas empresas valiam R$ 527,810 bilhões, mas em dezembro do mesmo ano, essa cifra havia caído para R$ 188,149 bilhões, acumulando uma perda de quase dois terços (64%).

Bentes comparou o desempenho recente das empresas do varejo com o que aconteceu no passado, destacando o “ciclo de ouro” que o comércio viveu entre 2004 e 2014, quando o volume de vendas crescia em média 7% ao ano. No entanto, de 2015 até o final de 2020, as vendas recuaram, em média, 0,1% ao ano.

A avaliação de Bentes é de que a deterioração das condições de consumo, como inflação e endividamento em alta, renda e emprego estagnados e, sobretudo, o juro básico, atualmente em 13,75% ao ano, fixado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, é o pano de fundo que explica a queda no valor das ações.

Embora a crise na Americanas tenha influenciado os resultados, o estudo do economista mostra que em 24 meses até março deste ano, as ações de um grupo ainda maior de 23 varejistas, incluindo mais três companhias – Assaí, Mobly e Westwing, que não estavam na Bolsa no final de 2020 – recuaram, em média, 59,3% no período. Os cálculos consideraram os volumes negociados das ações. As empresas com as maiores quedas nas ações foram a Americanas, seguida pela Mobly, Westwing, Marisa, Via e Magazine Luiza.

Leia também:

Oral Brasil lança “Projeto SP” e deve abrir 20 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Desde 2020, Makro passou de 62 para apenas 8 unidades no Brasil

Não perca

Para SBVC, competição entre varejo nacional e lojas chinesas é injusta

Continue Reading

Você pode gostar

  • vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper

    É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

  • Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

  • APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

  • Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste

    Burger King vai reformar 400 de seus restaurantes nos EUA

  • Walmart Walmart

    CEO do Walmart: ‘Tarifas mais altas resultarão em preços mais altos’

  • shiseido shiseido

    Shiseido aposta em IA e medicina estética para revolucionar a beleza

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper
Colunistas4 minutos atrás

É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

Inovação12 horas atrás

Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

Eventos15 horas atrás

APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação