E-commerce
Em meio a debate sobre taxação, Alibaba faz parceria com Correios
Acordo deve fortalecer a construção de redes de entrega expressa no país e otimizar os serviços de logística de importação e exportação
O braço de logística do grupo Alibaba, denominado Cainiao Network, anunciou um acordo com os Correios no Brasil para fortalecer a construção de redes de entrega expressa no país e otimizar os serviços de logística de importação e exportação. A notícia foi trazida pelo portal Mercado & Consumo, a partir de informações do portal China Daily.
O acordo inclui a cooperação em áreas como carga aérea global, infraestrutura de logística local e tecnologia de logística digital. Recentemente, a Cainiao inagurou seu primeiro centro de distribuição no Brasil, capaz de trabalhar entrega expressa em uma rede de mais de mil cidades do país. A empresa também opera oito voos fretados entre a China e o Brasil por semana.
Nos últimos anos, os gigantes asiáticos vem ganhando espaço no mercado nacional através de estratégias como ticket médio baixo, grande variedade de produtos, e um sistema eficiente de jogos casuais que oferecem prêmios, recompensas e cupons de desconto, ajudando o consumidor a se engajar com as marcas e plataformas estrangeiras.
Além disso, os e-commerces asiáticos como o Alibaba também vêm apostando nas vendas ao vivo por streaming e nas entregas rápidas. Em contrapartida, as redes nacionais enfrentam dificuldades para reagir à entrada dos estrangeiros e inovar em suas formas de vendas.
Para evitar uma perda ainda maior do mercado, os empresários do varejo nacional vêm pressionando o governo para adotar uma taxação mais rigorosa de compras no exterior. A Receita Federal já anunciou que vai intensificar a fiscalização do pagamento de impostos de produtos importados via comércio eletrônico. Segundo o órgão, não haverá elevação da taxa, apenas o aumento na fiscalização da tributação de 60% sobre o valor da encomenda, que já existe.
Leia também:
Influenciadora virtual do Magalu terá linha de cosméticos exclusiva
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil